Opera JP + Opera PB: Prefeitura e governo do Estado firmam parceria para realizar seis mil procedimentos médicos em três meses e zerar fila de cirurgias eletivas

Opera JP + Opera PB: Prefeitura e governo do Estado firmam parceria para realizar seis mil procedimentos médicos em três meses e zerar fila de cirurgias eletivas

O prefeito Cícero Lucena, ao lado do governador João Azevêdo, participa neste sábado (9), às 8h30, da solenidade de abertura da Caravana da Saúde, parceria entre Município e Estado que une os programas do Opera João Pessoa e Opera Paraíba.

A solenidade será realizada no Centro de Educação Integrada Mangabeira e contará com as presenças de secretários, entre outras autoridades.

O evento dá início a parceria entre os governos municipal e estadual para a realização de consultas, exames e cirurgias, a partir da união dos programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria do Estado da Saúde (SES), iniciam neste final de semana a Caravana de Saúde nos Bairros.

Tanto no sábado (9), quanto no domingo (10), as equipes de saúde estarão no bairro de Mangabeira para atender a população.

A Caravana de Saúde nos Bairros acontece ao longo do mês de julho, atendendo, inicialmente, nos bairros mais populosos e com maior demanda, com a realização de consultas e alguns exames para todos aqueles que precisam e aguardam por uma cirurgia nas especialidades de cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular.

“Essa parceria só traz benefícios para todos uma vez que quando os governos se unem quem ganha é a população. Os procedimentos e cirurgias serão realizados em unidades hospitalares do Município e do Estado, gerando a possibilidade de um maior número de atendimentos e assistência”, destacou a secretária executiva da Saúde de João Pessoa, Janine Lucena.

A ação acontece como forma de recrutamento para a realização de cirurgias e no local já será possível realizar exames como ultrassonografia, mamografia, raio-X, exames laboratoriais, ecocardiografia, eletrocardiografia, entre outros. Também estarão sendo realizadas consultas médicas de várias especialidades.

O atendimento será por demanda espontânea, ou seja, todas as pessoas do bairro ou de bairros próximos poderão comparecer para atendimento no sábado ou no domingo.

Após a triagem, aqueles que precisarem de cirurgia, já sairão com o agendamento. Para ser atendido é necessário estar portando documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS.

“Mas é importante reforçar que aqueles que já passaram pelo Opera João Pessoa, com a realização de consultas pré operatórias, serão chamados em breve para a realização de suas cirurgias e não precisam passar por todo esse processo novamente, basta aguardar”, explicou a secretária executiva da SMS, Janine Lucena.

Opera JP + Opera PB – A união dos programas, que visa zerar a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas, foi anunciada na última quinta-feira (7) pelo prefeito Cícero Lucena, em coletiva de imprensa, dentro do pacote de ações para a área da Saúde.

A parceria com o Governo do Estado, a partir da junção do Opera João Pessoa e Opera Paraíba, possibilitará o aumento da capacidade de atendimento. Serão realizados seis mil procedimentos nos próximos três meses, incluindo cirurgias, exames e consultas.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Santa Isabel, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp