Ministro paraibano derruba no Tribunal de Contas da União sigilo sobre medicamentos vencidos no Ministério da Saúde

Ministro paraibano derruba no Tribunal de Contas da União sigilo sobre medicamentos vencidos no Ministério da Saúde

O Tribunal de Contas da União determinou a suspensão do sigilo sobre dados de medicamentos vencidos mantidos nos estoques do Ministério da Saúde . O senador Alessandro Vieira e os deputados Felipe Rigoni e Tabata Amaral acionaram o TCU após o general da reserva Ridauto Fernandes, diretor de Logística da Saúde do governo, decidir, no ano passado, ampliar o sigilo sobre os estoques.

O ministro paraibano Vital do Rêgo, que proferiu a decisão, alegou que “falta plausibilidade” na justificativa de Fernandes para impor o sigilo. O militar disse que a divulgação de informações poderia atrapalhar novas aquisições, já que todos saberiam as principais necessidades da pasta, abrindo caminho para a elevação de preços de medicamentos considerados essenciais.

Ele também afirmou que o sigilo “configura prejuízo ao controle social, à transparência dos atos da administração pública e ao direito à informação”. No ano passado, remédios, vacinas e insumos vencidos sob a gestão Bolsonaro somaram R$ 240 milhões.

PBAgora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp