Quatro professores da Rede Estadual de Ensino ganham Prêmio ‘Inova Professor’

Quatro professores da Rede Estadual de Ensino ganham Prêmio ‘Inova Professor’

Quatro projetos desenvolvidos por professores da Rede Estadual de Ensino venceram o Prêmio ‘Inova Professor’, que reconhece os melhores projetos inovadores desenvolvidos  em escolas públicas da Paraíba. Dos sete melhores projetos apresentados por professores de todo o estado, quatro são da Rede Estadual de Ensino. 

A premiação foi de R$ 50 mil para o primeiro lugar; de R$ 30 mil para o segundo e de R$ 20 mil para o terceiro colocado. A novidade apresentada durante o evento foi a premiação para os projetos classificados no quarto e quinto lugar, na quantia de R$ 10 mil. Além disso, os projetos serão inseridos em um banco de práticas inovadoras. A cerimônia de premiação aconteceu no Cine São José, em Campina Grande, no dia 12 de maio.

A Rede Estadual de Ensino foi contemplada no segundo, terceiro e quinto lugares. O segundo lugar  ficou com o professor Françuarly Santana dos Santos, da Escola Cidadã Integral Técnica José Rocha Sobrinho, da cidade de Bananeiras, com o projeto ‘A Cara da Voz: Dublando, Cantando e Recriando’; o terceiro lugar foi para a Escola Cidadã Integral Técnica José Bronzeado Sobrinho, da cidade de Remígio, com a professora Cristina Aparecida Barbosa de Lima, com o projeto ‘Partilhas Agroecológicas’.

No quinto lugar, duas escolas foram contempladas: a Escola Cidadã Integral Técnica Maria do Socorro Ramalho Quirino, da cidade de Imaculada, com o projeto ‘Sustentabilizart: Um Movimento Artístico e Sustentável no Ambiente Escolar’, do professor George Pereira Brito; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Claudina Mangueira de Moura, da cidade de João Pessoa, com o projeto ‘O Processo Criativo em Língua Portuguesa exige muita leitura, e prática na escrita, dos Gêneros que nos propusermos a produzir’, desenvolvido pelas professoras Danielle Maria da Silva, Renata Henriques da Costa e o Professor Cristian Vasquez Rivera.

Os projetos – Com o objetivo de despertar talentos e atrair os jovens protagonistas na realização de seu projeto de vida, o professor Françuarly Santana, da ECIT José Rocha Sobrinho, criou o projeto ‘A Cara da Voz: Dublando, Cantando e Recriando’. O projeto é realizado na disciplina Eletiva e conta com a participação 30 alunos, como também no Clube de Dublagem, criado pelos próprios estudantes, que junto com o professor escolhem as cenas a serem dubladas: cenas de filmes; desenhos animados; animes e séries sempre na versão original em inglês, espanhol ou japonês. Os estudantes fazem a criação e tradução dos scripts para a dublagem logo após a mixagem de retirada da voz do ator original para fazerem a própria dublagem.

“Pra mim foi uma satisfação receber o segundo lugar do prêmio no valor de 30 mil reais,  pois com esse recurso poderemos ampliar o projeto não só para os nossos alunos como para a comunidade escolar e também os alunos egressos que passaram pelo projeto e amam a dublagem. O Projeto foi desenvolvido com intuito de promover a arte da dublagem, que é a ramificação do trabalho do ator e que visa exercitar a voz como instrumento de comunicação e criação de características vocais para personagens de filmes, séries, animes e desenhos animados”, conta o professor Françualy Santana. 

Já a professora Cristina Aparecida, vencedora do terceiro lugar com o valor de R$ 20 mil, desenvolveu o projeto ‘Partilhas Agroecológicas’. Ela deu início ao projeto de forma online com estudantes do município de Remígio. Durante as aulas remotas, a professora apresentava em vídeo a parte prática da criação de uma horta candeeiro e o acompanhamento da fenologia do feijão. Os estudantes enviavam fotos e vídeos com registros do plantio realizado no terreno dos alunos.

“Os estudantes relatam no ciclo de avaliação que passaram a dar mais valor à agricultura, bem como os seus familiares e se sentem pertencentes aos mais diversos espaços de sobrevivência. Eu fiquei feliz por poder participar de um prêmio que valoriza o professor, em meio a tanta dificuldade que somos submetidos, poder escrever e mostrar uma das minhas práticas é gratificante. Esse prêmio representa a seriedade e o compromisso que temos com a educação pública de qualidade, mostrar que cada pessoa que está dentro do ambiente escolar é capaz”, disse a professora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp