O Dia Internacional da Dança (29), a Fundação Cultural de João Pessoa vai ofertar ao público em geral quatro oficinas, duas delas no Hotel Globo, uma no Centro Cultural de Mangabeira e outra na Casa da Pólvora. Não é necessário ter experiência, mas para as aulas no Hotel Globo a idade mínima é a partir de 12 anos.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail funjopedanca@gmail.com. As vagas são limitadas.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que essa celebração do Dia Internacional da Dança acontece de maneira muito bonita em João Pessoa. Ele lembrou que a Prefeitura começou a fortalecer uma política de dança desde o ano passado, quando foi criada a Companhia Municipal de Dança que, inclusive, já fez alguns belos espetáculos na cidade.
Marcus comentou que a Funjope também absorveu e começou a desenvolver as crianças para a dança. Assim, o trabalho educativo da Companhia segue em pleno funcionamento.
“Nós temos estimulado os grupos de dança da cidade nas mais diversas modalidades, break, dança clássica, danças populares. Tudo isso faz com que cheguemos a essa data de maneira muito contente. Acho que o setor de dança de João Pessoa tem muito o que comemorar”, acrescentou.
A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa foi criada no dia 29 de abril de 2021, com o objetivo de formar novos profissionais, incentivando e identificando novos talentos.
Além disso, dá suporte para a melhoria da educação das crianças matriculadas nas escolas públicas municipais.
Atuando em diversos estilos, desde o ballet clássico até as danças contemporâneas e populares, a Companhia se esforça no intuito de se tornar um importante instrumento de resgate da identidade cultural, da história e das manifestações mais representativas da cidade.
Oficinas – A Oficina de Jazz Contemporâneo será ministrada pela bailarina Maria Luiza Pires, integrante da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, das 9h às 11h, no Hotel Globo.
“Será uma aula visando o primeiro contato com a dança de forma desconstruída, dinâmica e direcionada. Com auxílio da música, a movimentação e movimentos do corpo naturalmente se fazem presentes como forma de encontrar o bem-estar entre passos e música”, disse.
No mesmo local, das 15h às 17h, acontece a Oficina de Consciência Corporal, com o bailarino Joalisson Cândido dos Santos.
“A oficina propõe o primeiro contato com a dança contemporânea a fim de visar a desconstrução do corpo através da movimentação contínua, expandindo o corpo e seus níveis”, explicou.
Na Casa da Pólvora, a Oficina Samba no Pé acontece a partir das 17h, sob o comando da passista Fabianna Palmeira.
“A oficina conta com passos de samba, molejo e beleza de como se comporta na avenida e em shows, uma verdadeira passista, tanto homem como mulher”, destacou.A Oficina de Dança Cigana Artística para alunas iniciantes acontece no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.
O aulão ficará sob a responsabilidade da professora Andréa Monteiro, bailarina de danças ciganas e Tribal Fusion.
O conteúdo principal será sobre dança cigana brasileira. Haverá ainda orientação de alongamento e aquecimento.Inscrições – As inscrições devem ser feitas pelo e-mail funjopedanca@gmail.com.
No campo assunto, precisa constar o nome da oficina para a qual o interessado quer se inscrever. Já no corpo do e-mail, é preciso informar o nome completo, data de nascimento, novamente a oficina da qual gostaria de participar, além de um telefone para contato.
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Cristina CavalcanteFotografia: Sérgio Lucena – Arquivo/SECOM