Neste último fim de semana, o programa Opera Paraíba esteve presente na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, realizando cirurgias gerais e ginecológicas. Em dois dias, foram beneficiadas 20 mulheres da cidade e municípios vizinhos.
Desde o último mês de setembro, a unidade já beneficiou mais de 300 usuárias das cidades que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde.
“Hoje nossa demanda é bem menor do que há cerca de seis meses, quando começamos a atender pelo programa. O Opera Paraíba vem contribuindo de forma muito significativa para a saúde dos sertanejos, pois não há mais necessidade de encaminharmos nossos pacientes para outras cidades,” explica a diretora da Maternidade, Séfora Cândida.
No local são realizadas cirurgias de histerectomia, perineoplastia, laqueadura e ooforectomia, que é a cirurgia de retirada de um ou dos dois ovários.
Ainda durante o final de semana, o Opera Paraíba realizou cirurgias gerais no Hospital Regional de Queimadas. Aí o programa também já identificou a redução das demandas em comparação com o início do serviço, mantendo um quantitativo estável.
“No começo escutávamos relatos de pessoas que esperavam há muito tempo por um procedimento, mas hoje o cenário é completamente diferente,” pontua o diretor do hospital, Flávio Daniel.