A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), participa, nesta quarta-feira (23), da campanha ‘Não é Não nos Trilhos’. A ação acontece a partir das 6h30, em frente à estação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no bairro do Varadouro. O objetivo é prevenir e coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero, principalmente durante o período de Carnaval.
A campanha acontece em parceria com os municípios de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo, além da própria CBTU. Este ano, mais uma vez devido à pandemia, os festejos na Paraíba estão proibidos para evitar aglomeração, mas o assunto de violência contra a mulher permanece em destaque, já que vem crescendo os registros de violência doméstica.
“Realizaremos essa ação educativa para enfatizarmos que lugar de mulher é onde ela quiser. Precisamos ser respeitadas em nossas decisões, em qualquer ambiente, mas principalmente no familiar”, frisou a secretária das Mulheres de João Pessoa, Nena Martins. Ela também destacou a importância de chamar a atenção para que a população cumpra as regras e não forme aglomeração no período de carnaval.
Ainda conforme a secretária, caso não haja uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher na sua cidade, as denúncias de assédio sexual ou violência devem ser feitas em qualquer delegacia ou pelos telefones: 197 (importunação) e 190 (emergência), além de 180 (Disque Denúncia Nacional).
“Não haverá carnaval de rua, mas devem ocorrer comemorações internas nos lares. Então, precisamos reforçar ainda mais esse alerta”, ressaltou Nena Martins.