Seguindo com o calendário de inauguração de feiras de agricultores familiares para 2022, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária-Emaper, vinculada à Sedap, em parceria com a prefeitura municipal e associação comunitária rural, entregou em São Francisco, na regional de Sousa, mais uma Feira do Produtor Rural, com 20 feirantes, chegando a 89 unidades em todo o Estado.
No mesmo dia, a prefeitura municipal também inaugurou a primeira feira livre do município, atendendo à solicitação de famílias que se deslocavam até outras cidades para fazer compras. Aproveitando o momento, a Empaer e o Sebrae organizaram e orientaram os comerciantes e produtores rurais que, semanalmente, terão onde vender seus produtos.
Para evitar a disseminação do coronavírus, a Secretaria de Saúde do município toma todos os cuidados sanitários de higienização do local e atendimento aos presentes, com aferição de temperatura e uso de máscaras e álcool 70%.
Na região de Sousa, agora são três feiras onde os agricultores assistidos pela Empaer comercializam seus produtos. Ficam localizadas nas cidades de Nazarezinho, Poços Dantas e agora São Francisco, todas funcionando a partir de parceria com as prefeituras municipais e tendo a assistência de técnicos da Empaer, com acompanhamento do gerente regional Assis Bernardino.
O coordenador estadual das Feiras da Empaer, Severino de Lima informou que mais três novas feiras serão inauguradas nos próximos meses, nos municípios de Bernardino Batista, São João do Rio do Peixe e Barra de Santa Rosa, cujos produtores rurais já foram preparados, faltando apenas a confecção das barracas padronizadas e o fardamento.
O presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, destacou a importância deste programa de feiras dos produtores rurais, espaço que garante a comercialização de produtos agroecológicos, onde se vende produtos vindos diretamente do campo para o consumidor, sem atravessadores.
São mais de 1.100 feirantes participando das 89 feiras que funcionam semanalmente, comercializando produtos cultivados pelos próprios agricultores em suas comunidades, com acompanhamento de extensionistas.