O vídeo que circula nas redes sociais há alguns dias, supostamente gravado no estado da Paraíba, mostra um homem agitado e abalado com a suposta morte do filho.
O material sugere que a causa seria um efeito adverso grave relacionado à vacinação contra Covid-19. Mas a informação trata-se de uma Fake News.
O homem aparece gritando no que parece ser o saguão de espera de uma unidade de saúde. A lenda diz que o homem teve aquela reação ao ver corpo de seu filho que teria morrido em decorrência da vacina contra Covid-19.
Nas imagens é possível ver que pacientes, pessoas vestidas como profissionais de saúde e também os seguranças que contiveram o rapaz não estão usando máscaras, o que sugere que o vídeo foi gravado antes da pandemia.
De acordo com uma nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), não é verdadeira a informação de que o caso tenha ocorrido na Paraíba, tampouco que tenha sido um efeito da vacina contra Covid-19. Nenhum efeito adverso grave em decorrência da vacina foi registrado no estado.
Confira um trecho da nota:
“A Secretaria Estadual de Saúde da Paraiba lamenta que a dor de um pai esteja sendo utilizada para espalhar notícias falsas sobre a campanha de vacinação contra Covid-19. Até 21 de janeiro de 2022, a Paraiba atingiu a marca de 64% de sua população completamente vacinada contra a Covid-19 e reduziu a mortalidade pela doença em 90%, dado que reafirma que a vacinação é segura e eficaz. Não acredite em notícias sensacionalistas veiculadas por quem não tem compromisso com a defesa da vida”.
F5 Online