Hospitais públicos recebem equipamentos para fortalecer ações da vigilância epidemiológica

Hospitais públicos recebem equipamentos para fortalecer ações da vigilância epidemiológica

ASecretaria de Estado da Saúde (SES) está entregando equipamentos de informática para os 26 principais hospitais públicos do estado, com o maior número de atendimento à população. A entrega faz parte da estratégia de fortalecimento e ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh). 

“Os equipamentos de informática chegam para fortalecer os sistemas de informação já utilizados rotineiramente na área de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) na Paraíba, auxiliando os gestores na tomada de decisão em saúde”, disse a coordenadora dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Júlia Freitas.

Júlia explicou que todos os hospitais contemplados possuem Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que é o setor responsável por oferecer as informações sobre morbimortalidade hospitalar, subsidiando o planejamento e fortalecimento da gestão de saúde. 

“Além disso, a Vigilância Epidemiológica Hospitalar proporciona o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não transmissíveis, e agravos à saúde”, declarou. 

O kit que está sendo entregue aos hospitais é composto por microcomputador desktop; monitor de vídeo Led; webcam convencional e fone de ouvido. 

Em João Pessoa, as unidades contempladas com os equipamentos são os Complexos de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga e Pediátrico Arlinda Marques; as Maternidades Frei Damião e Cândida Vargas; os Hospitais de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; Universitário Lauro Wanderley, Santa Isabel, Prontovida, Edson Ramalho, Valentina Figueiredo e o Complexo Hospitalar Governador Tarcisio Burity (Trauminha).

Em Santa Rita, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e em Campina Grande, os Hospitais de Clínicas, Regional de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes; Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea); Universitário Alcides Carneiro e Municipal Pedro I. 

No município de Mamanguape, o Hospital Geral de Mamanguape; em Guarabira, o Complexo Hospitalar de Guarabira; em Patos, o Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro; a Maternidade Peregrino Filho e o Hospital Infantil Noaldo Leite. Em Piancó, o Hospital Wenceslau Lopes; em Cajazeiras, Hospital Regional; em Pombal, o Hospital Distrital Senador Ruy Carneiro e, em Sousa, Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp