Mais uma cirurgia bariátrica foi realizada com sucesso na tarde desta segunda-feira (10) no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Com esta, já são duas pessoas beneficiadas com o procedimento para redução de estômago, serviço que passou a ser oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Saúde.
O procedimento, que integra a linha de cuidados de pacientes com obesidade grave, durou duas horas e foi realizado em um homem de 36 anos, com IMC 62. Após o término da cirurgia, o paciente, com quadro de saúde estável, foi encaminhado, por prevenção, para uma das unidades de terapia intensiva do hospital, onde deve permanecer até a manhã desta quarta-feira (12). A previsão é de que ele receba alta médica até a próxima sexta-feira (14).
Uma equipe de oito profissionais, coordenados pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, chefe do serviço de cirurgia bariátrica do HMSI, participou do procedimento. A equipe foi composta por dois cirurgiões bariátricos, além dos médicos residentes do Hospital Santa Isabel e da equipe multidisciplinar, com anestesia da Dra. Adriana Lobão, diretora-geral do Hospital Santa Isabel, e de dr. André Scocuglia, o cirurgião Daniel Hortiz, que auxiliou no procedimento, e Karoline Eugênio, coordenadora do Centro Cirúrgico da unidade hospitalar, além da equipe de enfermagem.
O serviço municipal de cirurgias bariátricas da Prefeitura de João Pessoa insere o Hospital Santa Isabel na linha de cuidados do sobrepeso e obesidade, cujo tratamento passa a ter prioridade na rede de atenção às pessoas com doenças crônicas.
Nova cirurgia agendada – Outros pacientes já estão preparados para passarem pelo procedimento no Hospital Santa Isabel, onde uma nova cirurgia já está marcada para a próxima segunda-feira (17).
Estão aptos a passar pelo procedimento pessoas com graus 2 e 3 de obesidade, com comorbidades; pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40, independente da presença de comorbidades; assim como pessoas com IMC de 35, com comorbidades.
Os pacientes são encaminhados ao Hospital Santa Isabel para a realização do procedimento via regulação, a partir das unidades de saúde da família.
A realização para a cirurgia exige todo um preparo, que vai desde um diagnóstico com o cirurgião e, a partir da indicação da cirurgia, o paciente é incluído no programa, que é constituído de avaliações multidisciplinares, feita por vários profissionais, como anestesista, nutricionista, endocrinologista, pneumologista, acompanhamento com psicólogo e assistente social.
Em conjunto, esses profissionais avaliam, preparam, estabelecem metas para o paciente, que é acompanhado pela equipe durante sua cirurgia e o pós-cirurgia. Até um ano e meio depois do procedimento o paciente recebe o acompanhamento da equipe multidisciplinar.
SECOM/PMJP