Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Antônio Hortêncio Rocha Neto toma posse hoje como novo procurador do Ministério Público da Paraíba

Hortêncio Rocha Neto, no cargo de 7º procurador de Justiça. Rocha Neto foi promovido pelo critério de merecimento durante a 10ª sessão ordinária do Conselho Superior do MPPB, na última segunda-feira (7), após ter seu nome e carreira apreciados pelo Conselho, juntamente com 11 candidatos ao cargo. Ele liderou a lista tríplice formada ainda pelos promotores Carlos Romero Lauria Paulo Neto e Manoel Cacimiro Neto.

Antônio Hortêncio obteve a nota mais alta com 613,30 pontos e vai ocupar a vaga aberta pela aposentadoria da procuradora Maria Lurdélia Diniz. A sessão foi presidida pela procuradora-geral em substituição, Vasti Cléa Lopes, e contou com a participação de membros da cúpula do MPPB.

Atualmente, ele é o chefe do Ministério Público da Paraíba, como procurador-geral de Justiça em segundo mandato, até o fim de agosto próximo.

A solenidade ocorrerá no Auditório Edgardo Ferreira Soares, sede da Procuradoria Geral de Justiça, Av. D. Pedro II, S/N, Centro, João Pessoa – PB.

Antônio Hortêncio Rocha Neto

Antônio Hortêncio Rocha Neto nasceu em 29 de março de 1976 em João Pessoa. Ele é filho de Antônio Elias de Queiroga e Onélia Setúbal Rocha de Queiroga. Cursou Direito na Universidade Federal da Paraíba (1993-1997) e especialização em Ciências Criminais, no Centro Universitário de João Pessoa (2004). Ingressou no Ministério Público da Paraíba em 2 de maio de 2000.

Ao longo da carreira, atuou nas promotorias de Justiça de Sumé, Prata, Monteiro, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa. Além disso, ocupou várias funções, como a de secretário-geral na gestão de Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (2017-2021). Foi secretário do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP); membro das comissões de Elaboração Legislativa (CEL), de Análise do Quadro de Membros, de Gestão do Teletrabalho; integrante do Núcleo de Inovação e do Comitê de Tecnologia da Informação do MPPB; assessor Técnico da Procuradoria-Geral de Justiça e promotor corregedor.

Na eleição para o cargo de procurador-geral em 2021, foi o candidato mais votado pelos 215 membros (procuradores e promotores de Justiça) que participaram do pleito para composição da lista tríplice. Em 2023, foi novamente o escolhido, sendo reconduzido ao cargo em que se encontra até o fim de agosto deste ano de 2025.

ClickPB