A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba recebe, nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), a missão da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que está no estado para conhecer de perto os serviços oferecidos pela rede pública de saúde. A visita tem como objetivo consolidar uma parceria por meio de um termo de cooperação voltado à promoção de uma gestão ainda mais eficiente e integrada dos serviços de saúde junto aos municípios paraibanos. A agenda inclui apresentações de programas executados pelo Governo do Estado, diagnósticos situacionais de áreas estratégicas e visitas técnicas a unidades de saúde da rede estadual.
Durante o primeiro dia de atividades, foram discutidas diversas linhas de cuidado, com destaque para a saúde materno-infantil, oncologia, e atenção primária à saúde (APS). Também foram debatidos temas relacionados à atenção especializada, vigilância epidemiológica, saúde digital, entre outras. Divididos por eixos temáticos, gestores e técnicos da SES apresentaram os avanços já alcançados, bem como os principais desafios enfrentados para garantir o pleno funcionamento e a ampliação dos serviços em cada área.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, destacou a relevância da parceria com a Opas para fortalecer a articulação entre Estado e municípios e racionalizar o uso dos recursos públicos. “Essa cooperação com a Opas é fundamental para ampliarmos nossa capacidade de gestão, promovendo uma saúde mais resolutiva e equitativa”, ressaltou o secretário, ao enfatizar que a Paraíba tem experiências exitosas que podem contribuir com outros estados e países, mas também precisa enfrentar o desafio de integrar melhor os serviços entre as esferas estadual e municipal. “Não se trata apenas de ampliar a oferta, mas de garantir que essa oferta seja acessada de forma eficiente, com foco na atenção primária e no cuidado integral ao paciente”, acrescentou Ari Reis.
Para o representante da Opas no Brasil, Cristian Morales, a Paraíba tem muitas experiências positivas. “Esses sucessos contribuem para enriquecer o trabalho da Opas, que atua promovendo parcerias, compartilhando conhecimento técnico e disseminando soluções eficazes para desafios como a redução da mortalidade materna, o aprimoramento do microplanejamento da vacinação e a preparação para emergências em saúde, sejam elas causadas por desastres naturais, mudanças climáticas ou novas doenças”, avaliou.
Na oportunidade, a comitiva da Opas conheceu um pouco dos programas Paraíba Contra o Câncer, Vacina Mais Paraíba, Rede Alyne, Sistema AGHUse, entre outras iniciativas que vêm contribuindo para a ampliação e regionalização dos serviços do Sistema Único de Saúde na Paraíba.
Participaram da agenda a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega; o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida; além dos integrantes da Opas, como o coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde, Julio Pedroza; a coordenadora de Inovação e Acesso, Ileana Fleitas; da consultora de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS), Claudilene Fortaleza, e assessora de Comunicação, Karina Zambrana; bem como gestores e técnicos de diversos setores da Secretaria de Estado da Saúde.
A missão da Opas se encerra nesta quinta-feira com novas visitas técnicas a unidades hospitalares da rede estadual de saúde e reuniões estratégicas para alinhar os próximos passos do termo de cooperação.