Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo da Paraíba recebe Menção de Reconhecimento Nacional pela execução do Programa Família Acolhedora

Governo da Paraíba recebe Menção de Reconhecimento Nacional pela execução do Programa Família Acolhedora

O Governo da Paraíba conquistou mais uma premiação nacional, obtida pela execução do Serviço de Acolhimento Regionalizado em Família Acolhedora, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). A Menção de Reconhecimento Nacional foi conferida pelo Instituto Acolher pelo trabalho de abrigamento para crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, e que enfrentam situação de extrema vulnerabilidade.

A premiação foi entregue durante o I Encontro Gaúcho de Acolhimento Familiar “Cada criança acolhida é uma história ressignificada”, que aconteceu na cidade de Gramado, no final do mês de março, e reuniu especialistas e profissionais que trabalham com acolhimento familiar para compartilhar experiências, desafios e avanços na área. E contou com a participação de profissionais da Sedh, a coordenadora do Serviço de Acolhimento Famíliar e Institucional, Deborah Santos; da técnica de Referência do Acolhimento Familiar, Larissa Oliveira; do gerente Executivo da Proteção Social Especial (PSE), Albeno Silva.

A coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, Débora Santos, comemorou a premiação e ressaltou a importância do evento. “Foi uma oportunidade ímpar para discussões profundas sobre temas tais como: panorama dos serviços de Família Acolhedora no Brasil, o papel do psicólogo na Política de Assistência Social e o acolhimento de adolescentes em famílias acolhedoras, entre outras temáticas de relevância para Política. É com orgulho e satisfação que recebemos esse reconhecimento, que representa o resultado do trabalho árduo e dedicado de nossa equipe, que se esforça diariamente para proporcionar um serviço de qualidade e humanizado”.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma medida protetiva excepcional e provisória para crianças e adolescentes que precisam ser afastados de sua família de origem por ordem judicial. É importante ressaltar que o acolhimento familiar é preferencial ao institucional, pois proporciona cuidado individualizado e vivências familiares e comunitárias significativas.