Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

João Azevêdo busca meios para implantação do programa Paraíba Mais Verde

João Azevêdo busca meios para implantação do programa Paraíba Mais Verde

“O Paraíba mais Verde prevê uma série de ações para recuperar aéreas degradadas, arborizar áreas urbanas e promover o desenvolvimento sustentável a partir de uma integração entre os poderes públicos, universidades, entidades e sociedade civil com o objetivo de proteger o meio ambiente”, frisou o chefe do Executivo estadual.

A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou mais uma ação do Governo do Estado para garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. “Hoje apresentamos para o governador o programa Paraíba Mais Verde, que prevê a execução de vários projetos, dentre eles o Corredor das Águas, que visa recuperar a vegetação nativa e o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis, alinhado às potencialidades locais. O nosso intuito é proteger o meio ambiente e recuperar as áreas degradadas das matas ciliares”, declarou.

O presidente da Aesa, Porfírio Catão, evidenciou a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade para a implantação do programa. “A Aesa, como órgão gestor de água, vai dar o suporte financeiro e técnico à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. O Corredor das Águas está inserido no Plano Estadual de Recursos Hídricos, como também no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Litoral Norte e do Litoral Sul”, explicou.

A execução do projeto prevê a mobilização social, participação dos poderes municipais, universidades, recuperação de áreas protegidas e readequação da calha regular dos corpos hídricos de acordo com a necessidade e viabilidade técnica. Serão contempladas com o projeto Corredor das Águas as bacias Camaratuba, Mamanguape, Gramame e Abiaí.

O projeto também irá envolver proprietários e posseiros rurais, assentamentos da reforma agrária, terras indígenas e territórios quilombolas e irá considerar as áreas degradadas e alteradas.

Paraíba Mais Verde – A iniciativa também prevê a execução dos projetos Viveiros Parahyba do Futuro, que consiste na implantação de viveiros de plantas nativas e exóticas, para servir de fomento a recuperação de áreas estratégicas, que estejam degradadas e alteradas no Bioma Caatinga e Mata Atlântica, além de promover a regularização ambiental de propriedades e posses rurais, conservar a biodiversidade, e através da arborização urbana, melhoramento da sua habitabilidade, no conforto térmico e na neutralização do carbono, em busca de um modelo de desenvolvimento sustentável; Cidade + Verde, que tem o objetivo de promover a arborização urbana como instrumento de qualidade de vida e cidadania, trazendo conforto térmico e neutralização do carbono em escala local, além do enriquecimento ambiental para áreas públicas; Lixão Legal, com a promoção e implantação de PRADS em áreas potencialmente contaminadas por disposição de resíduos sólidos urbanos em parceria com os municípios; e Regulariza PB com a promoção. coordenação e implementação de políticas públicas ambientais visando proteger os direitos e garantias de proprietários e posseiros rurais no estado da Paraíba, tendo como premissa a adoção de força-tarefa interinstitucional de regularização ambiental de imóveis rurais.