Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba propõe novo PCCR para servidores

Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba propõe novo PCCR para servidores

O desembargador Fred da Nóbrega Coutinho assumiu a presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para o biênio 2025/2026, em uma cerimônia solene realizada na tarde desta segunda-feira (3), no Intermares Hall, em Cabedelo. Natural de Santa Luzia, o novo presidente da Justiça estadual ressaltou que sua gestão será pautada por quatro eixos: judicial, administrativo, tecnológico e social.

“Temos plena consciência dos desafios que nos aguardam. O Poder Judiciário enfrenta demandas cada vez mais complexas, num contexto de rápidas transformações sociais e tecnológicas. É nosso dever estar à altura desses desafios, buscando soluções inovadoras sem jamais perder de vista os seus princípios fundamentais, assumindo um compromisso de mantermos, dentre as possibilidades, as conquistas outrora realizadas e buscaremos ainda ampliarmos”, disse o presidente do TJPB.

Quanto à modernização da administração pública, o desembargador Fred Coutinho destacou que este processo demanda continuidade e evolução, não rupturas, ressaltando que uma gestão se constrói por meio de um trabalho colaborativo. O desembargador-presidente também enfatizou a confiança no trabalho conjunto, convocando magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual para unirem esforços na construção de um caminho que vise aprimorar a prestação jurisdicional e fortalecer o Judiciário.

O desembargador Fred Coutinho mencionou a elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), que visa valorizar o capital humano da instituição por meio de critérios de mérito e transparência para o crescimento profissional, o reconhecimento das competências digitais e uma política de remuneração adequada às responsabilidades. “O projeto é apresentado não como uma iniciativa isolada de gestão, mas como um compromisso institucional que visa melhorar a qualidade do serviço público oferecido à sociedade”, enfatizou.

Em outro ponto, o novo gestor falou que o redesenhou da estrutura administrativa do TJPB também emerge como uma necessidade inadiável, visando valorizar o capital humano e criar um ambiente mais dinâmico e integrado, superando a burocracia em favor da eficiência. “Essa evolução funcional fortalecerá o braço operacional do Judiciário, conferindo maior efetividade à prestação jurisdicional e, consequentemente, à soberania estatal”, ressaltou o desembargador Fred.

Durante a solenidade, o desembargador Fred Coutinho destacou, também, o compromisso com o fortalecimento da harmonia e independência entre os Poderes, com a defesa do Estado Democrático de Direito, com a pacificação social, com a construção de uma justiça mais célere e efetiva, com respeito aos princípios constitucionais.

“Acreditamos firmemente que é no equilíbrio e no respeito mútuo entre os Poderes que encontramos o caminho para servir melhor ao povo paraibano. Cada Poder tem suas atribuições constitucionais próprias, mas todos compartilhamos o mesmo objetivo final: o bem-estar de nossa população e o desenvolvimento de nosso Estado. Com isso, nossa gestão estará sempre aberta ao diálogo institucional”, enfatizou o presidente do TJPB.

Também foram empossados, para o biênio 2025/2026, os desembargadores João Batista Barbosa (vice-presidente) e Leandro dos Santos (corregedor-geral de Justiça) como membros da Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual. Na mesma cerimônia, o desembargador Joás de Brito Pereira Filho assumiu o cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) e a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão foi empossada como ouvidora.

O vice-presidente da Corte, desembargador João Batista, comentou sobre a nova função que irá exercer, com um caráter mais administrativo do que judicial. “Durante este ano de 2025 e em 2026, como juiz, tenho a obrigação de desempenhar bem minha função, sempre alinhado com as orientações do presidente”, afirmou o desembargador.

Por sua vez, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro dos Santos, enfatizou a importância de sua nova função e as expectativas para os próximos dois anos. “A vida de magistrado vai seguindo passo a passo. Isso enriquece nossa experiência enquanto juiz, mas também aumenta nosso compromisso com a sociedade”, observou. Ele também destacou que, em seu novo papel, dará especial atenção ao aspecto social, com o objetivo de abordar as problemáticas das comarcas de forma mais abrangente.

O diretor da Esma, desembargador Joás de Brito, garantiu dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo antigo diretor, desembargador Ricardo Vital. “Vamos procurar dar continuidade a esse trabalho e, logicamente, ver as novas ideias, vou montar a equipe, agora começar a reunir o Conselho da Escola, ter a primeira reunião com o conselho para trocarmos umas ideias, vermos o que está dando certo para dar continuidade e trazer novas ideias para implementarmos na escola”, disse o desembargador Joás.

Já a ouvidora do TJPB, Fátima Maranhão, disse que a sua missão como magistrada é uma missão que envolve muito o ser humano. “É uma questão que tem muito a ver com paixão, tem muito a ver também com a vivência. Então eu estou já na magistratura há muitos anos, sinto-me bastante honrada quando sou convocada para dar mais uma contribuição à justiça do nosso estado. Como ouvidora eu vou procurar ouvir, mas sobretudo buscar resoluções diante daquelas questões que nos forem postas. Quero agradecer a Deus e também mais essa oportunidade de poder servir ao jurisdicionado, ao povo do meu estado”.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário; do governador do Estado, João Azevedo; do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão Neto; do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio; do presidente da Ordem dos Advogados (OAB-PB), advogado Harrison Targino; do prefeito da Capital, Cícero Lucena; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Adriano Galdino, além de magistrados(as), diretores)as), servidores(as) da Justiça, familiares e amigos, que prestigiaram a posse dos novos membros da Mesa Diretora do TJPB.

Link da fonte aqui!