Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão aprova criação da semana de homenagem a Santos Dumont no mês de outubro – Notícias

Comissão aprova criação da semana de homenagem a Santos Dumont no mês de outubro – Notícias

[ad_1]

17/01/2025 – 15h18

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Gilberto Abramo, relator da proposta

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de criação de uma “Semana de Homenagem a Alberto Santos Dumont”, a ser celebrada anualmente na última semana de outubro.

Segundo a proposta, durante uma semana o governo federal, em parceria com o setor aéreo, órgãos culturais e instituições de ensino, apoiará campanhas de conscientização sobre a importância de Alberto Santos Dumont (1873-1932), destacando seu papel pioneiro e contribuições para aviação mundial.

No período, as companhias aéreas que operam voos domésticos serão incentivadas a incluir, em suas mensagens a bordo, uma menção especial sobre o legado do patrono da aviação brasileira.

O texto aprovado foi proposto pelo relator, deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), em substituição ao Projeto de Lei 675/24, do deputado Pedro Aihara (PRD-MG). O texto original tornava obrigatória a referência a Santos Dumont em pelo menos uma das falas dos comissários ou de comandantes de aeronaves em voos domésticos.

Abramo, no entanto, destacou a necessidade de reestruturar a homenagem para adequar a proposta à legislação vigente.

Santos Dumont é reconhecido como pai da aviação e patrono da Aeronáutica brasileira

“A inclusão de referências a Santos Dumont nos discursos de aeronaves, conforme formulado inicialmente, foi considerada conflitante com as normas legais que regem a operação dos serviços aéreos, como a que prevê prioridade para informações essenciais de segurança nos discursos a bordo de aeronaves”, ressaltou.

“A nova abordagem busca equilibrar a importância da homenagem com a necessidade de cumprimento das diretrizes regulatórias e de segurança”, explicou Abramo.

Etapas Próximas
A proposta será ainda comprovada, em caráter conclusivopelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para mudar a lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

[ad_2]

Link da fonte aqui!