De acordo com a técnica do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Milena Vitorino, a ação é mais uma iniciativa da SES, em colaboração com os municípios, para garantir à população-alvo o acesso às vacinas em todas as regiões do estado. Ela reforça que estão sendo ofertadas as vacinas contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e a meningocócica ACWY (contra a meningite) para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.
“A recomendação é que os pais ou responsáveis verifiquem o dia em que a ação está agendada para acontecer na escola, e encaminhem a caderneta de vacinação, que será analisada por uma equipe de saúde para comprovar a necessidade da atualização do esquema vacinal. A dose que estiver em falta será aplicada ali mesmo, na unidade de ensino, durante o horário reservado pela direção da escola”, pontuou Milena.
Durante a ação de abertura, o “Zé Gotinha”, mascote da campanha de vacinação do Ministério da Saúde, visitou as salas de aula para conscientizar as crianças sobre a importância de estar com o calendário de vacinação em dia. Segundo a diretora da escola, Rosângela Guedes, a equipe pedagógica se encarregou de dialogar com as famílias dos estudantes para que fosse autorizada a vacinação na unidade.
“Nós, como corpo docente, temos a responsabilidade de transmitir conhecimento. E a vacina é sinônimo de saúde. Ao longo da semana, fizemos esse trabalho de esclarecimento junto aos pais, responsáveis e familiares dos alunos para que eles se sentissem mais encorajados e motivados para aderir à vacinação”, ressaltou a diretora da Escola Estadual Borges da Fonseca.
De janeiro a agosto deste ano, a Paraíba registrou 46,83% de cobertura vacinal contra meningite (meningocócica ACWY). A meta do Ministério da Saúde é alcançar, pelo menos, 80% da população alvo. Já com relação à vacina contra o HPV, no mesmo período, a Paraíba atingiu 68,69% para meninas e 50,03% para meninos. Para ambos os sexos, a meta da cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.