Representantes do Projeto de Aprimoramento do Modelo e Atenção na Rede de Saúde (AMAR), vinculado ao Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), visitaram, nessa segunda-feira (14), a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, e o Hospital Distrital Dr. José Gomes da Silva, em Itaporanga, para o alinhamento das instalações das obras de reforma e ampliação das duas unidades no Sertão paraibano.
Durante a agenda, que se estendeu pelos turnos da manhã e da tarde, a equipe do Projeto Amar dialogou com a direção-geral e administrativa da Maternidade Peregrino Filho e do Hospital Distrital de Itaporanga, e com coordenadores das instituições, além de representantes da construtora responsável pelas obras (Virtual Engenharia Ltda), para o esclarecimento de normas de conduta e protocolos que devem ser seguidos durante o período de reforma nas duas unidades integrantes da rede estadual de saúde.
Para a coordenadora-geral do Projeto AMAR, Rosa Márcia, a visita in loco foi bastante produtiva. “As reuniões de partida são fundamentais não só para alinhar questões internas (direção, administração, funcionários e usuários) relacionadas ao fluxo de serviços e atendimentos hospitalares, mas também para apresentar o cronograma de obras e estabelecer metas e prazos para o cumprimento das ações de intervenção”, ressaltou Rosa, enfatizando que as obras representam o compromisso da gestão estadual com a melhoria e a interiorização da assistência em saúde.
O gerente de Obras do Projeto AMAR, Rafael Rabelo, destacou a importância desse diálogo com os gestores para garantir que as obras sejam executadas de forma segura, célere e com o mínimo possível de intercorrências nos serviços oferecidos à população. “Esse é o momento em que nós orientamos as diretorias para o que deve ser feito junto aos colaboradores dos hospitais durante o processo de construção e reconstrução da estrutura física, e da adequação dos serviços dessas unidades”, pontuou.
A diretora-geral da Peregrino Filho, Séfora Cândida, avaliou a visita como uma agenda positiva. “A reforma e ampliação da maternidade vem para modernizar os nossos espaços, melhorando as condições para o acolhimento e a proteção das mulheres e dos recém-nascidos, oferecendo um serviço ainda mais humanizado para a população de Patos e demais municípios da região”.
Já a diretora-geral do Hospital Distrital de Itaporanga, Shirleyanne Brasileiro, também destacou a importância da reunião para o alinhamento de protocolo junto às equipes do hospital. “Vamos alinhar, nesse primeiro momento, as estratégias que aqui foram discutidas com todos os nossos funcionários, a fim de garantir segurança e tranquilidade para trabalhadores, usuários e colaboradores do hospital durante essa reforma, que, ao ser finalizada, vai trazer grandes benefícios para todos aqueles que precisam dos nossos serviços”, disse.
Juntas, as duas intervenções somam um investimento de, aproximadamente, R$ 34 milhões – financiados com recursos oriundos de contrato entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) –, e vão beneficiar a população de mais de 100 municípios da região do Sertão e Alto Sertão, sendo 89 cidades contempladas com os serviços da Maternidade Peregrino Filho e 18 municípios contemplados pelo Hospital Distrital de Itaporanga.