Durante a abertura da campanha no ambulatório da instituição, na manhã desta quinta-feira, a equipe organizou um momento especial com os colaboradores e pacientes, em que mulheres compartilharam relatos de suas experiências de quando passaram pelo processo de diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
A diretora da unidade hospitalar, Rosicler Pinheiro, ressaltou a importância de reforçar a conscientização sobre o câncer de mama. “Esta campanha não é apenas um símbolo de luta, é um chamado à ação, pois esta é uma doença que afeta mulheres em todo o mundo e a detecção precoce é uma forma de aumentar as chances de cura. Ao promovermos exames regulares, estamos empoderando nossas pacientes a tomarem atitudes proativas em relação à sua saúde”, destacou.
Buscando incentivar a prevenção, a partir da próxima terça-feira (15), a unidade hospitalar vai oferecer os exames de mamografia para mulheres de 40 anos de idade ou mais, por demanda espontânea. Ou seja, a usuária pode se dirigir diretamente até o HRG portando seus documentos pessoais e agendar sua mamografia.
De acordo com Ilara Nóbrega, diretora de Atenção à Saúde da Fundação, embora o mês de outubro seja dedicado a aumentar a visibilidade sobre o câncer de mama, é fundamental a compreensão de que a saúde feminina deve ser pensada de forma integral. “É fundamental que as mulheres realizem exames de rotina, consultem profissionais de saúde e adotem hábitos saudáveis. O autocuidado, que inclui uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e o cuidado com a saúde mental é essencial para o bem-estar geral e deve ser uma prioridade contínua”, afirmou.
Ao longo do mês, todas as unidades gerenciadas pela PB Saúde estão promovendo atividades de sensibilização à saúde da mulher e à prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa, envolvendo colaboradores, pacientes e acompanhantes. “No Regional de Guarabira, durante esta última semana, as profissionais acima de 40 anos já realizaram seus exames, pois sabemos da importância de também cuidar dos nossos trabalhadores”, acrescentou a diretora do HRG, Rosicler Pinheiro.