A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência Executiva de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão para Resultado de Aprendizagem (Gedra), promoveu, nesta quinta-feira (25), uma capacitação sobre os processos de aplicação e logística da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave). O encontrou reuniu 32 profissionais da educação que são os coordenadores do Polo Regional das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE).
Os profissionais capacitados vão repassar as informações para os 223 coordenadores municipais, que, por sua vez, vão replicar as informações para os coordenadores locais. Cada coordenador vai receber um manual com o passo a passo das atividades do processo de aplicação e logística da avaliação. Além de desenvolverem atividades focadas nas práticas de possíveis problemas que possam acontecer durante a avaliação.
“A equipe que está aqui nesta formação foi constituída há pouco mais de um ano pelas GREs, e vem sendo aperfeiçoada ao longo de cada processo. Nosso objetivo é que a Paraíba ultrapasse os 92% de participação dos estudantes na avaliação. Ano passado tivemos mais de 90% e queremos ultrapassar esses números”, detalhou Herbert Gomes, gerente executivo de Desenvolvimento Escolar.
As avaliações do Siave serão aplicadas de 28 de outubro a 8 de novembro de 2024, para os estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em todos os 223 municípios da Paraíba.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave) foi instituído em 2023 e cria uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes paraibanos. O Siave avalia o ciclo de alfabetização do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio.