“O Jardim é um importante espaço de pesquisa para conservação das plantas, mas também um local onde as pessoas podem se aproximar dos espaços naturais, de forma direta e orientada, aliando atividades educativas e recreativas. Pensando nisso, convidamos todos a comemorar conosco esta data tão importante”, comentou a diretora do Jardim, Suênia Oliveira.
A programação é aberta ao público de todas as idades, mas, para participar das trilhas, o uso de calças compridas e de sapatos fechados é obrigatório. Além disso, não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas e de garrafas de vidro. Recomenda-se também que se leve toalhas ou cadeiras de praia para aqueles que desejarem fazer piqueniques.
Criado em 28 de agosto de 2000, o Jardim Botânico Benjamim Maranhão está inserido no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Buraquinho, uma reserva de Mata Atlântica de 512 hectares, localizada no coração de João Pessoa. Com seus 343 hectares, o Jardim proporciona aos pessoenses e visitantes contato com a natureza, educação ambiental e mais qualidade de vida para a cidade, além de sua importância para a preservação da biodiversidade da fauna e da flora.
A celebração desta semana é uma oportunidade de ampliar o reconhecimento e o contato com a área por meio de suas ações em prol do meio ambiente. “A Mata do Buraquinho faz parte da história da cidade de João Pessoa e as atividades que desenvolvemos no Jardim, tanto de pesquisa quanto de visitação, tentam traduzir a importância desse espaço para a cidade”, finalizou Suênia.
O Jardim fica localizado na Av. Dom Pedro II, s/n, Torre. A entrada é gratuita.
Programação:
Sábado (31)
– 13h às 16h: Visita guiada ao Viveiro Educador
– 13h às 16h: Visita guiada e exposição no Meliponário
– 13h às 16h: Exposição da Associação de Orquidófilos da Paraíba
– 14h: Trilhas Interpretativas
– 16h: Contação de História com Raian Lucas. “Mãe Natureza em: Um Aniversário Inusitado”
– 16h45: Apresentação musical do Quinteto de Cordas do Projeto Prima