Relatos de experiência da assistência na UTI Neurológica do Hospital Metropolitano são destaque em congresso internacional de enfermagem

Relatos de experiência da assistência na UTI Neurológica do Hospital Metropolitano são destaque em congresso internacional de enfermagem

Os cinco trabalhos científicos que relatam experiências de sucesso na assistência prestada pela equipe de enfermagem da UTI Neurológica do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) em Santa Rita, foram apresentados, na última semana, no 3º Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva, realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Três enfermeiras intensivistas do hospital apresentaram os trabalhos, que foram assistidos por profissionais do Brasil e de diversos países. “Apresentar os nossos trabalhos ao lado de trabalhos de instituições renomadas só nos dá a certeza de que estamos no caminho certo em relação à assistência que a gente presta no Hospital Metropolitano, na UTI Neurológica. Nós temos muito orgulho do trabalho que fazemos junto da nossa equipe de enfermagem”, explicou a enfermeira Nadinne Melo.

Hortênsia Ribeiro, outra enfermeira que apresentou trabalho no congresso, ressaltou que o evento superou a expectativa das palestrantes. “A gente pôde trocar bastante experiência com outros profissionais do Brasil e da América Latina. Durante a apresentação dos nossos trabalhos, a gente recebeu bastante elogio desses profissionais, dos avaliadores, e isso nos deixa muito felizes. É muito gratificante porque demonstra que estamos no caminho certo em relação a nossa assistência de enfermagem no hospital”, observou.

Para Thiara Freire, também enfermeira, a experiência do congresso foi muito positiva, e o aprendizado vai ser replicado com as demais profissionais do setor. “A experiência foi muito boa, muitas inovações apresentadas, tecnologias novas que conhecemos e contribuições inéditas que a gente traz para nossa equipe do Metropolitano”, concluiu.

Na edição 2024 do congresso, o tema foi “UTI 5.0: Inovação, Bem-estar e Sustentabilidade”, com o objetivo de promover networking e troca de experiência entre os participantes, visando o desenvolvimento da enfermagem em terapia intensiva no Brasil e no mundo. “O foco foi abordar os avanços tecnológicos, as práticas inovadoras e a importância do bem-estar do paciente e do profissional, destacando a sustentabilidade como um pilar fundamental para o futuro das UTIs”, destacou Rennan Ribeiro, presidente do congresso, no site do evento.

Os trabalhos apresentados pela equipe do Metropolitano remetem justamente aos cuidados e ações prestados aos pacientes da UTI. Foram eles:

Assistência de enfermagem ao potencial doador de órgãos em uma unidade de terapia intensiva neuro crítica no estado da Paraíba: relato de experiência

Protocolo Neurocheck aplicado na avaliação diária de pacientes em unidade de terapia intensiva neurológica: relato de experiência

Uso de ultrassom a beira leito pelo enfermeiro na avaliação diária do paciente crítico: relato de experiência

Assistência de enfermagem ao paciente neurocrítico submetido a embolização de aneurisma cerebral: relato de experiência

Uso do ultrassom para punção arterial e instalação de monitorização invasiva realizado por enfermeiras intensivistas: relato de experiência

Educação em saúde – A participação de profissionais da Fundação PB Saúde em congressos e eventos científicos da área, com estudos de caso e relatos de experiência de ações realizadas dentro das unidades gerenciadas pela Fundação tem se tornado recorrente nos últimos anos.

Só em 2024, foram pelo menos três congressos com projetos realizados não só no Hospital Metropolitano, mas também na Hemodinâmica de Patos, que foram apresentados para pesquisadores de todo o país. Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, isso ressalta o apoio que a PB Saúde dá ao desenvolvimento da pesquisa científica nas unidades.

“A PB Saúde sempre incentiva as pesquisas científicas e a participação em congressos, pois acreditamos que essas ações são a base para uma instituição que integra ensino, pesquisa e saúde. A ciência é fundamental para promover a excelência em saúde, que é o nosso principal objetivo”, ressaltou Ilara.

Mostra +PB – Ainda no campo da ciência, a PB Saúde vai realizar, entre os dias 28 e 30 de agosto, a I Mostra+PB – Ciências, Tecnologia e Inovações na Assistência Multidisciplinar. A programação vai contar com workshop, apresentações e debates sobre vários temas, com participação de profissionais das unidades gerenciadas que apresentarão trabalhos científicos em formato de painel.

“A Mostra vai proporcionar um momento de integração entre os colaboradores da Fundação e a comunidade acadêmica, com discussões sobre casos clínicos que acontecem nas unidades assistenciais gerenciadas pela PB Saúde e palestrantes renomados em suas áreas de atuação”, destacou Yuri Martins, coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da PB Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp