Famílias produtoras rurais que integram o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), no Reassentamento Agrovila Águas de Acauã, em Itabuba, comemoram a construção da primeira barragem subterrânea.
A obra foi desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) que orientou e assessorou toda a construção.
Para acompanhar esse momento histórico, estiveram no local o diretor presidente da Empaer-PB Aristeu Chaves, o diretor técnico Extensão Rural Jefferson Morais, o gerente regional de Itabaiana, Paulo Emílio de Souza e o extensionista Hudson Sousa.
O assessor estadual de Agroecologia da Empaer, Ricardo Farias, fez uma explanação sobre a metodologia de implantação da barragem subterrânea, explicando as etapas da construção, sua história e importância para a agricultura familiar em uma comunidade.
A construção de barragens subterrâneas possibilita que agricultores possam desenvolver, sem interrupção, suas atividades agrícolas mesmo em período de longas estiagens, garantindo com isso uma renda mensal.
A água captada das chuvas fica armazenada no subsolo para a irrigação de culturas perenes, como forrageiras e frutíferas, além de garantir a produção de culturas anuais, mesmo com a frequência irregular das chuvas.