Na ocasião, Lucas Ribeiro reforçou o compromisso do governo com a juventude paraibana. “A juventude quer ver ações concretas, seja uma educação de qualidade, oportunidades. E é exatamente isso que estamos aqui para assegurar. Nosso compromisso com os jovens vai muito além do mês de agosto; é um trabalho que se estende durante todo o ano. Em nome do governador João Azevêdo, reafirmo nosso compromisso em trabalhar por um futuro melhor para o nosso estado, para os nossos jovens e todos os paraibanos.”
O secretário executivo de Juventude, Pedro Matias, destacou a densa programação e a importância de iniciativas que servirão de ferramentas para o desenvolvimento dos jovens, em diversas áreas. “Teremos uma agenda extensa até o dia 31 de agosto e, evidentemente, trabalhando com toda juventude da Paraíba, com feiras de saúde, audiência pública, além de iniciativas junto aos municípios. Aproveitamos o momento para lançarmos um projeto de qualificação profissional e informar que o conselho estadual de juventude será reativado, além de abrirmos linhas de crédito para os jovens. Enfim, uma série de ações voltadas às juventudes para a realização dos seus objetivos e sonhos”, pontuou.
Na cerimônia foram anunciadas importantes ações voltadas à juventude, entre elas o lançamento do projeto “Juventude Transformando o Futuro”, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Cabedelo. A iniciativa prevê a oferta de 2.000 vagas para cursos e treinamentos técnicos, com um investimento de R$ 3,8 milhões, com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Outro destaque do evento foi a assinatura do protocolo de intenção para a reativação do Conselho Estadual de Juventude, que busca garantir maior participação dos jovens nas decisões políticas do Estado. Além disso, também foram anunciadas novas linhas do programa Empreender Juventudes, que ampliará o acesso ao microcrédito para os participantes do Programa Qualifica Juventudes. Serão 290 oportunidades de vagas, com investimento previsto em mais de R$ 2,3 milhões para fomentar o empreendedorismo juvenil, oferecendo suporte financeiro para jovens que desejam iniciar ou expandir seus negócios.
Diante desses investimentos e ações, o secretário de estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, reforçou a relevância da programação para dar mais visibilidade às pautas e às demandas dos jovens da Paraíba. “Todo o mês de agosto o Governo do Estado faz essa dedicação à juventude paraibana. Com temas atuais e pertinentes, ampliamos as discussões sobre o que nós queremos para o futuro de nossos jovens, nos próximos anos, não só aqui na Paraíba, como em todo o Brasil”, comentou.