Na véspera da data em que completa 48 anos de criação, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) foi agraciado com o Prêmio Nacional Destaques Maio Amarelo 2024, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A premiação aconteceu na noite dessa sexta-feira (14), no Parque da Mobilidade Urbana, em São Paulo (SP), com o objetivo de reconhecer as ações realizadas durante o mês em que se alerta quanto aos altos índices de sinistros e mortes no trânsito.
O Governo da Paraíba, por meio do Detran-PB, foi premiado na categoria “Iniciativas do Poder Público Estadual”, pelas ações de educação para o trânsito desenvolvidas nos 223 municípios da Paraíba, alcançando quase 30 mil cidadãos, de março até o Maio Amarelo. Na solenidade, o órgão foi representado pela diretora de Operações, Roberta Neiva, e pela coordenadora de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira.
No momento da premiação, a diretora Roberta Neiva agradeceu o reconhecimento e a confiança do Observatório. “Esse laço do Maio Amarelo é um laço de pertencimento dentro do coração da gente, porque quem trabalha com o trânsito, quem trabalha com a vida das pessoas tem um amor que dói. Então o que a gente tem pra cruzar a Paraíba inteira falando da educação para o trânsito é muito amor e é esse amor que eu quero dedicar a todos os servidores do Detran da Paraíba, mas também a todas as pessoas que trabalharam nessas 16 mil ações que foram contempladas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária”.
Para ela, esse prêmio, considerado o Oscar da segurança viária, é o presente de aniversário do Detran para o povo da Paraíba. “E é de muita responsabilidade, porque quando a gente faz um trabalho bem feito e ele é reconhecido, a gente fica na obrigação de melhorar, de salvar vidas e trazer as pessoas inteiras para casa”.
A coordenadora de Educação para o trânsito, Ariana Nogueira, destacou que “esse reconhecimento, além de nos motivar pelo trabalho que vem sendo realizado em toda a Paraíba, redobra nossa responsabilidade em fazer ainda mais e melhor. É uma alegria fazer parte desse momento do Detran-PB e poder dar minha contribuição para mudar a realidade do trânsito no meu Estado”.
O Maio Amarelo é um movimento de conscientização criado pelo ONSV para a redução de sinistros, mortes e feridos no trânsito. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e a sociedade civil, para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. Já o Observatório Nacional de Segurança Viária é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro.