O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou nessa segunda-feira (27) da solenidade de formatura dos aspirantes do Curso de Formação de Oficiais 2024 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu na Academia Aristarcho Pessoa, em João Pessoa. Na ocasião, também foi realizada uma homenagem à equipe que atuou recentemente no resgate das vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul.
A cerimônia de formatura celebrou a conclusão de um ciclo de três anos de treinamento e dedicação de 18 cadetes, sendo 16 homens e duas mulheres, que se prepararam para assumir posições de liderança e responsabilidade no Corpo de Bombeiros. Durante a solenidade, houve momentos emocionantes como a passagem do estandarte da academia, a entrega do espadim Dom Pedro II e a entrega das insígnias e distintivos de curso aos novos aspirantes a oficiais.
Na ocasião, o vice-governador destacou a importância do papel dos bombeiros na sociedade e parabenizou os formandos pelo empenho e pela conquista. “Vocês representam a coragem, a determinação e o compromisso com a segurança e o bem-estar da nossa população. A formatura de hoje é um marco na trajetória de cada um de vocês e um motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, ressaltou os investimentos realizados na área de segurança pública. “Estamos comprometidos em fortalecer nossas instituições de Segurança, proporcionando melhores condições de trabalho e capacitação para que possam desempenhar suas funções com excelência. Esses novos oficiais são prova desse compromisso e investimento contínuo”, destacou.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Marcelo Araújo, destacou a dedicação dos formandos e o papel essencial do Corpo de Bombeiros na proteção da sociedade. “Formamos hoje profissionais preparados para enfrentar os desafios mais adversos com disciplina, coragem e profissionalismo. Que cada um dos formandos continue a honrar os valores da nossa corporação”, concluiu.
Homenagem – Durante a solenidade, um dos momentos mais marcantes foi a homenagem prestada aos bombeiros que atuaram na tragédia climática no Rio Grande do Sul. A equipe, composta por 18 militares, enfrentou 3.700 quilômetros de estrada para auxiliar no resgate e salvamento de vítimas das enchentes. Em reconhecimento ao seu empenho e bravura, os bombeiros foram agraciados com medalhas de mérito, entregues pelo Comando da Corporação.
“Este reconhecimento é uma justa homenagem ao empenho e à bravura demonstrados por nossos bombeiros em uma missão tão desafiadora. A Paraíba agradece e se orgulha de vocês”, destacou o vice-governador.