O Centro de Atendimento ao Autista realizou nesta quinta-feira (16), em Campina Grande, uma manhã festiva em homenagem às mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, faz parte das ações de integração dos usuários e familiares atendidos no equipamento.
Durante a celebração, as mães se confraternizaram num momento de descontração com uma deliciosa feijoada ao som de música ao vivo, dinâmicas, bingo e sorteio de brindes. No local também foi montado um espaço especial para serem fotografadas junto aos filhos em decoração especial.
A dona de casa Rose Sousa disse que estava feliz em ter um momento para se distrair. “Todo dia são muitas tarefas pra gente fazer e nem sempre temos como parar e nos divertirmos. É muito importante ter essa pausa pra receber carinho e essa homenagem tão especial”.
A coordenadora estadual de Política Pública para a Pessoa com Deficiência, Emília de Oliveira, falou sobre a importância do evento. “Com ações que envolvem e integram usuários e familiares, além das atividades diárias, avançamos na construção e fortalecimento dos laços. Toda a equipe da Sedh tem como pressuposto a parceria constante, de caminharmos juntos, para irmos mais longe. Neste dia expressamos nossa gratidão e parabenizamos as mamães”.
De acordo com a coordenadora-geral do Centro de Atendimento ao Autista de Campina Grande, Roberta Figueiredo, o evento beneficia a autoestima das mães. “Elas têm uma sobrecarga diária grande e muitas vezes não conseguem tempo para relaxar ou se divertir. Nesta comemoração, oferecemos um momento especial para que as mães de crianças e adolescentes atendidos na instituição sintam-se acolhidas e valorizadas.”.
O CAA-CG oferece atendimento multidisciplinar a 300 crianças e adolescentes com TEA e tem porta de entrada no Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPA) ), da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), que funciona no Hospital de Trauma de Campina Grande.
No local são oferecidas terapias de estimulação precoce; habilidades comunicativas, comportamentais, cognitivas e motoras; psicomotricidade; integração sensorial; psiquiatria, psicologia e serviço social, entre outros.