O Hospital Regional de Itabaiana (HRI) está recebendo, a partir dessa segunda-feira (6) até a sexta-feira (10), mais uma importante ação do programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado voltada para a redução da fila por cirurgias eletivas e a interiorização da saúde no estado. Desta vez, o foco está na realização de 275 procedimentos oftalmológicos, entre cirurgias de catarata e pterígio.
O gerente médico do HRI, Stênio Lima, destacou que a ação do Opera Paraíba, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, busca proporcionar uma significativa melhoria na qualidade de vida dos paraibanos, especialmente daqueles que mais necessitam. Este é o segundo programa realizado dentro da unidade este ano, ultrapassando a marca de 420 procedimentos cirúrgicos para a população dessa região. “Estamos proporcionando não só a melhoria da visão, mas elevando a qualidade de vida da população, principalmente trazendo mais autonomia e independência para os pacientes mais idosos”, ressaltou Stênio Lima.
Essa iniciativa representa uma oportunidade crucial para os moradores da região, como é o caso de Risomar Rodrigues Lucas da Silva, 63 anos, residente do município de Juripiranga. Risomar, que trabalha na sala de leitura de uma escola, relatou suas dificuldades visuais antes da cirurgia. “O olho ardia muito já não conseguia mais fazer as coisas em casa”, desabafou. Após realizar a cirurgia em um dos olhos, ela expressou sua esperança e expectativa: “Vou poder cuidar mais da minha netinha, poder trabalhar na escola, assinar os documentos e enxergar melhor a vida e ser feliz”.
Maria do Carmo Gomes, de 74 anos, conta que depende da ajuda dos seus filhos e netos, e essa cirurgia representa a liberdade de poder fazer os afazeres domésticos do dia a dia sem precisar de ajuda. “Nem um café eu consigo mais fazer porque eu erro a boca da garrafa e derramo tudo. O olho coça e vejo uma mancha cinza. Com essa cirurgia eu quero poder cuidar das coisas da minha casa, poder fazer um café sem me preocupar”.
Para ser contemplada pelo programa Opera Paraíba, a população deve procurar as secretarias municipais de saúde dos seus municípios e fazer o cadastro no Sistema Estadual de Regulação. Também é possível acessar o site operaparaiba.pb.gov.br, no qual são preenchidos os dados pessoais, comprovante de residência e anexados os exames e laudos médicos.