Amanhã desta quinta-feira (2) foi marcada pela integração de novos residentes da área multiprofissional em saúde no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). Eles irão atuar na Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica, Unidade de Cuidados Intermediários e Farmácia Clínica.
Foram integrados na unidade hospitalar oito residentes que fazem parte do programa de Pós-Graduação de Multiprofissional com ênfase em saúde do adulto e do idoso na atenção cardiovascular da Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene). Os novos residentes estarão no Hospital Metropolitano durante todo o mês de maio com o objetivo de trocar conhecimento, contribuir com a assistência e a produção científica, nas áreas da enfermagem, farmácia e fisioterapia.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Metropolitano (Neps), Elizanete Melo, a parceria com as Instituições de Ensino Superior é muito importante, principalmente para o fortalecimento do Neps, em que contribuem também para a formação e atualização das equipes. Ela informou que este ano o Metropolitano já recebeu 17 residentes multiprofissionais.
As expectativas da enfermeira residente Isabel Luiza são as melhores possíveis, uma vez que o “Metropolitano é um hospital de grande referência aqui na Paraíba. Então a gente espera muito poder contribuir e também aprender. Pois vimos que tem grande recurso e uma estrutura indescritível. Hoje está sendo o primeiro dia e já aprendemos várias coisas novas. Está sendo muito proveitoso e temos um mês pela frente para aprender ainda mais”, declarou Isabel.
Já a farmacêutica Natânia Severo, vê no Hospital Metropolitano a oportunidade de contribuir em vários setores e por se tratar de uma referência estadual em cardiologia e neurologia as expectativas são bastante altas, principalmente pela competência dos profissionais que a ajudarão a aprimorar mais ainda o seu conhecimento.
Estiveram presentes também na integração o gestor da Educação Permanente do Hospital Metropolitano, Mário Toscano, e Yuri Martins, coordenador da Educação Permanente em Saúde da PB Saúde.