OGoverno da Paraíba, por meio da Gerência Operacional Políticas Públicas da Causa Animal de Campina Grande, que integra a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (26), o Dia S, Dia de Solidariedade aos animais. A ação consolida as atividades da campanha Abril Laranja, que aconteceram durante todo o mês, com o objetivo de combater a crueldade animal. Na ocasião, além da adoção de cães e gatos, foram ofertados testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para os pets. O evento ocorreu na Praça da Bandeira, no Centro, em Campina Grande.
De acordo com o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, a ação é mais uma das iniciativas implementadas pelo programa Paraíba Pet. “Uma ação importante que estamos realizando aqui em Campina Grande. O Estado tem tido esse olhar para a causa animal. E estamos avançando com políticas de controle populacional que agora conta com o primeiro castramóvel, que vai percorrer cidades da região ofertando a castração. Isso mostra o comprometimento do governo e da Secretaria de Saúde em cuidar dos animais”, explicou.
Com o foco na adoção responsável, o evento disponibilizou teste rápido de leishmaniose, vermifugação, vacina antirrábica e orientações de saúde animal para os tutores. Além disso, também foi realizado o cadastramento de ONGs, protetores independentes e população em situação de vulnerabilidade social para o acesso ao serviço de castração gratuito.
A gerente operacional de Políticas Públicas da Causa Animal de Campina Grande, Waléria Assunção, explicou que durante todo o mês de abril a gerência esteve nas escolas públicas e privadas do município com ações educativas e que o “Dia S” foi pensando como uma forma de reunir tutores, protetores independentes e toda população para prestarem solidariedade aos animais.
“Nós entendemos a importância de levantar essa bandeira da conscientização contra os maus-tratos aos animais. Então preparamos uma programação envolvendo escolas aqui de Campina Grande e vamos continuar com essas ações o ano todo. Hoje é um momento especial pois estamos apresentando à população um pouco do nosso trabalho voltado principalmente para duas frentes fundamentais para combater o sofrimento animal: a castração e a adoção. Por isso ficamos muito felizes com a participação de todos”, pontuou.
O operador de maquinas Sadraque Marques, 32, tomou conhecimento do evento por meio da divulgação nos veículos de comunicação e aproveitou para participar levando para casa um animal. “Quando fiquei sabendo que haveria adoção de animais, quis vir para poder levar um gatinho pra casa. Eles são só amor e nos oferecem amor em troca. Uma ação como essa é muito importante para que mais animais sejam adotados”, frisou.
O evento contou com a parceria das universidades particulares Unifip e Unifacisa, das ONGs Clube de Patinhas e Animais de Ruas, e dos próprios protetores independentes que tiveram seus trabalhos artesanais expostos durante a ação.