A Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com o Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), está realizando, nesta terça (23) e quarta-feira (24), em Campina Grande, a IV Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba para os municípios da 2ª Macrorregião. O evento tem como tema “Democracia, trabalho, e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, e visa discutir a educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho.
De acordo com a diretora acadêmica da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Raiana Mariz, o debate é focado nos princípios do SUS, no cuidado integral e na educação permanente e continuada de seus trabalhadores. “Estamos proporcionando um espaço democrático de discussões respeitosas e importantes, entre trabalhadores do SUS, agentes políticos, usuários, e gestores, com o intuito de pensarmos propostas, ações e políticas públicas que buscam valorizar os trabalhadores e trabalhadoras do SUS e suas necessidades”, explicou.
Na ocasião, foram apresentados três eixos de discussões com o objetivo de elaborar propostas para qualificar o trabalho/trabalhador para o trabalho no SUS e transformá-lo em um ambiente laboral humanizado: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
A gerente administrativa da SES, Anna Gabriella Brito, reforçou que as estratégias e ações discutidas no evento poderão ser incorporadas ao Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na Paraíba (PEGTES). “Estamos aqui, neste espaço democrático para juntos compartilharmos experiências, e assim construirmos estratégias e propostas que possam promover cada vez mais a equidade e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS, agentes políticos tão importantes dentro do âmbito do sistema de saúde”, pontuou.
O Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na Paraíba (PEGTES) é um instrumento estratégico que visa reestruturar e fortalecer os aspectos fundamentais da gestão do trabalho e da educação na área da saúde. O Plano possui objetivos específicos, como estruturar uma política estadual integrativa de gestão do trabalho e da educação na saúde, reestruturar processos de trabalho incipientes na gestão do trabalho na Paraíba e fomentar apoio técnico para implementação da educação na saúde.
Após Campina Grande, a conferência segue nos dias 29 e 30 em Patos, com os municípios da 3ª Macrorregião. As propostas elaboradas durante as conferências macrorregionais serão apresentadas na 4ª Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de sgosto, no Espaço Cultural, em João Pessoa.