Universitários e estudantes de escolas estaduais e municipais da Paraíba e até de outros estados têm procurando as Estações Experimentais de Pesquisas da Empaer para conhecer os trabalhos de pesquisas desenvolvidos.
Nesta semana, um grupo de alunos da Escola Municipal João Inácio Catu, localizada no distrito de Mata Virgem, no município de Umbuzeiro, visitou a Estação Experimental de Umbuzeiro onde, há mais de 90 anos, são desenvolvidas pesquisas de melhoramento de animais bovinos da raça zebuína, considerado de alto padrão genético.
O gerente da Estação de Umbuzeiro, Gilvan Junior, disse que a visita dos alunos concluintes foi para conhecer a história da Estação e os trabalhos de pesquisa. A proposta da escola é de que os alunos utilizem os conhecimentos recebidos como fonte de informação para trabalho a ser exposto durante a Semana de Emancipação Política do Município.
Também na Estação Experimental de Soledade, onde são trabalhadas pesquisas de melhoramento genético de caprinos, acontecem visitas sistemáticas de estudantes e alunos de escolas municipais e de universidades. Recentemente, um grupo de crianças da Creche Maria Graciete Ramos Castro, da cidade de Gurjão, foi conhecer as instalações da estação. Recebidas pelo gerente Leonardo Medeiros, conheceram todas as atividades e degustaram produtos originados do leite de cabra.
Segundo o gerente Leonardo, a busca pelo conhecimento dos trabalhos realizados na estação, além de chamar a atenção de alunos das redes municipais e estadual de ensino em municípios do Cariri, a exemplo de Soledade, Santo André e Gurjão, também atraem grupos de universitários e de estudantes de escolas técnicas. Já aconteceram visitas do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG de Patos, Uninassau e FIP, de Campina Grande e UFCG-Campus de Sumé, entre outras instituições de ensino.
Em outra ocasião, entre tantas que aconteceram no decorrer do ano passado, os alunos do terceiro período do curso de Medicina Veterinária da Unifacisa de Campina Grane visitaram a Estação Experimental da Empaer, em Alagoinha, para conhecer as pesquisas de melhoramento genético das raças Sindi e Guzerá
Também em 2023, os alunos do curso de Medicina Veterinária, da Uniesp – Centro Universitário, visitaram as instalações da Estação Experimental de Alagoinha.