Pescadores de Juazeirinho se inscrevem no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar durante ação do Governo do Estado

Pescadores de Juazeirinho se inscrevem no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar durante ação do Governo do Estado

Os pescadores e aquicultores artesanais da Paraíba que ainda não possuem registro do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) poderão ter acesso ao documento nesta sexta-feira (12), em Juazeirinho, das 9h às 17h, segundo dia da ação promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Pesca. O primeiro dia aconteceu nesta quinta-feira (11) em Soledade, atendendo cerca de 100 trabalhadores do segmento.

Em Juazeirinho, a emissão do registro do CAF será realizada pela equipe da Secretaria Executiva da Pesca na sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-21, localizada na Rua Maria Henrique Cordeiro, no Centro, contemplando os filiados da entidade. Com o documento, o trabalhador pode ter acesso a programas e benefícios como: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e Auxílio Emergencial e linhas de crédito em instituições financeiras.

O primeiro dia de emissão do registro do CAF foi realizado na sede da Colônia de Pescadores Antônio Inácio de Lima Z-27, em Soledade; e contemplou 97 pescadores e aquicultores dos municípios de Cubati, São Vicente e Olivedos, além dos trabalhadores da localidade que sediou a ação. Para o pescador João Batista Lorenzo Gonçalves, que é filiado à Colônia Z-27 desde 2006, essa ação é muito importante porque também orienta e tira dúvidas sobre como participar dos programas do Governo. “Estou muito satisfeito com todo esse trabalho, que só tem nos ajudado a melhorar nossa realidade”, disse João Batista.

O CAF é o instrumento da Política Nacional da Agricultura Familiar, instituído pelo Decreto nº 9.064, de 2017, utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA), do Empreendimento Familiar Rural (EFR) e as formas associativas de organização da agricultura familiar, que inclui pescadores e aquicultores. Ele é obrigatório para os trabalhadores tenham acesso às políticas públicas dos Governos Municipal, Estadual e Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp