O programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado para agilizar o acesso da população aos serviços de saúde, realiza, até o fim de abril, no Hospital de Clínicas de Campina Grande, mais de 700 cirurgias de pterígio. A cirurgia oftalmológica corrige o crescimento do tecido transparente do olho que pode se difundir para a córnea, causando desconforto ocular e visão embaçada. O procedimento é considerado simples, dura cerca de 15 a 30 minutos, e não requer internação. Após a cirurgia, o paciente é orientado a ficar de repouso por aproximadamente 10 dias.
Durante todo o mês de abril, a unidade hospitalar realiza de forma mais intensiva esse tipo de procedimento oftalmológico. O diretor-geral do hospital, Thyago Morais, falou sobre a importância de dar uma atenção maior a esses casos. “Nós percebemos uma demanda muito alta desse tipo de cirurgia, e buscando a qualidade de vida dos pacientes e a independência para atividades que são necessárias na vida deles, estamos realizando as cirurgias em um quantitativo maior, por sabermos da importância da visão na vida de todos”, pontuou.
A aposentada Maria das Graças, de 60 anos, moradora da cidade de Aroeiras, realizou o procedimento em um dos olhos há um ano e contou do alívio que sente após voltar para realizar a cirurgia no outro olho. “Meu olho começou a ficar vermelho, como se estivesse cheio de areia, aí eu operei o primeiro no ano passado e foi um sucesso. Hoje, voltei para operar o outro e vai ser um sucesso também”, relatou.
O Programa Opera Paraíba já superou a marca de 100 mil cirurgias realizadas, em diversas especialidades. Só neste ano, três mil delas foram no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.