A semana alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, organizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), foi aberta nesta terça-feira (2), no auditório Jimmy Queiroga, com o seminário que abordou o tema “Autismo e suas diversidades: valorizando as capacidades e respeitando os limites”. A programação terá continuidade nesta quarta-feira (3), com visita ao Luzzco, um espaço de arte, que tem o intuito de desafiar os sentidos dos visitantes por meio de exposições tecnológicas, revolucionárias e experiências sensoriais.
Durante todo o dia desta terça-feira, foram compartilhadas experiências sobre o modelo de atenção integral à saúde da pessoa autista, como desenvolver suas capacidades e respeitar os limites das pessoas com Transtorno do Especto Autista (TEA), inclusão nas artes e eventos, seletividade alimentar através do processamento sensorial, terapia diagnóstica como diferencial na fonoaudiologia, as diferenças entre TEA e TDHA. Também foram abordados assuntos como as contribuições da terapia ocupacional: um olhar sobre o protagonismo do autista.
Para encerramento do seminário, foi promovida uma mesa redonda com relatos de experiências, tratando avaliação nutricional, seletividade alimentar e microbiótica, serviço Te Acolher, formação profissional, avaliação da saúde mental de cuidadores parentais de pessoas com TEA e olhar sobre o processo que envolve o autismo, na percepção integral dos sujeitos e dos processos.
Para Simone Jordão, presidente da Funad, a semana de atividades é muito importante porque desperta a reflexão sobre uma sociedade mais justa para as pessoas autistas. “Devemos derrubar as barreiras, atitudes preconceituosas e mitos que travam os relacionamentos das pessoas com TEA. Elas têm capacidade plena de fazer suas escolhas e participar ativamente da vida social e em todos os âmbitos. Mais que uma comemoração, a semana desperta esse olhar de integração, apoio às famílias como protagonistas dessa luta e busca por mais respeito, dignidade e inclusão da pessoa autista”.
Ações – O Governo do Estado da Paraíba, ao longo dos últimos anos, vem fortalecendo as ações voltadas para as pessoas autistas, ampliando cada vez mais os serviços e ações com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, colaborando para a sua inclusão plena.
Entre as ações destacam-se: garantia de atendimento multiprofissional na Funad, beneficiando cerca de 700 autistas na área de reabilitação; emissão da Carteira de Identificação da Pessoa Autista (CIPTEA) e Passe Livre (de janeiro a outubro de 2023 foram entregues carteiras a 7.131 pessoas e neste ano, a Instituição implantou a solicitação online do Passe Livre e CIPTEA a partir da criação de link para requerimento online, informatizando o processo para solicitação da carteira.
Também foi criado o serviço “Te Acolher” para acompanhamento psicossocial dos familiares das pessoas autistas atendidas na Funad. No serviço são ofertadas ações de atenção à saúde, com medição de glicemia e pressão arterial, embelezamento, cinema com pipoca, relaxamento, podologia, oficina de memória, atividades de dança, música, artesanato e diversos workshops, visando humanizar o atendimento e fortalecer o protagonismo das famílias.
E ainda: Ampliação da cobertura assistencial para as pessoas autistas, por meio da implantação de três Centros de Atendimento ao Autista (CAAs), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), localizados um em João Pessoa, Campina Grande e Solânea, atendendomais de 900 autistas; inserção de novos usuários autistas nos serviços terapêuticos, incluindo Artes, Dança e Esportes na Funad (em 2023, mais de 150 pessoas autistas foram inseridas nos atendimentos, promovendo maior oferta de serviços terapêuticos.
O Governo da Paraíba também inaugurou, em 2020, o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD), no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, sendo um serviço de referência no diagnóstico para pessoas autistas dos 70 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba. Em 2023, o NADPD realizou mais de 2.772 atendimentos só na área de Psicologia, como parte da avaliação multidisciplinar da pessoa autista para diagnóstico. Construção da Escola Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira na Funad; Implantação, em março passado, da primeira Unidade Descentralizada da Funad no Sertão, em Pombal, com capacidade para atender 250 autistas dos municípios de Pombal, Vista Serrana, Condado, São Bentinho, Cajazeirinhas, Paulista, São Domingos e Lagoa. O serviço foi fruto da parceria entre Funad, Secretaria de Educação, 13ª Gerência Regional de Ensino, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) e terá início dos atendimentos em maio de 2024.