Os times de Serra Branca e Botafogo-PB se enfrentam nesta terça-feira (2) pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Paraibano, no estádio Amigão, a partir das 16h30. Depois de um empate sem gols em João Pessoa, as equipes voltam a se enfrentar e disputam mais do que uma vaga na final, mas também a chance de jogar Copa do Brasil e Copa do Nordeste em 2025.
No primeiro confronto, que aconteceu no última sábado (30), no estádio Almeidão, ambas as equipes não movimentaram o placar e terminaram o duelo empatados em 0 a 0. Dessa forma, o jogo de volta, com mando do Carcará, fica mais simples: quem vencer, está na final. Em caso de empate, a disputa segue para as penalidades máximas.
Serra Branca
O confronto de hoje talvez seja um dos mais importantes da história do Serra Branca. O jovem clube paraibano, fundado em 2021, já foi campeão da 2ª divisão do Campeonato Paraibano em 2022, mas o duelo contra o Botafogo-PB pode colocar a equipe num patamar especial na elite do futebol da Paraíba.
A equipe já conseguiu alcançar, de forma inédita, uma vaga nas semifinais da competição, terminando a primeira fase na vice-liderança. Além da oportunidade de disputar o título paraibano, ao chegar na final do estadual, a instituição garantiria, pela primeira vez, vaga na Copa do Nordeste, na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro, todos do ano que vem.
Durante a campanha deste ano, o clube foi bastante regular no Paraibano, mantendo sempre as primeiras posições da competição. No primeiro confronto, surpreendeu e venceu com facilidade o atual campeão Treze por 2 a 0. Ao final das nove rodadas, acumulou cinco vitórias, duas derrotas e dois empates e foi a melhor defesa, com seis gols sofridos.
Botafogo-PB
Diferente do Serra Branca, a chegada do Botafogo-PB na final do Campeonato Paraibano surge como uma obrigação para os torcedores botafoguenses. O clube não disputa uma final desde 2022 e a última vez que levantou a taça foi em 2019, quando passou pelo Campinense e se coroava como tricampeão.
No ano passado, o Belo chegou na fase final após um resultado surpreende contra o Nacional de Patos, com dois gols nos acréscimos que garantiram a vitória e a quarta colocação geral. Na semifinal, venceu o Sousa no Almeidão e foi goleado no Marizão por 5 a 1. Ao chegar na final, o clube poderia retornar à Copa do Brasil, competição que nem sequer se classificou para disputar.
Nesta temporada, o clube de João Pessoa disputava Campeonato Paraibano e Copa do Nordeste. Na maior parte do tempo, conseguiu manter uma boa colocação em ambas competições. Porém, depois da saída do técnico Cristian de Souza, o Belo acumulou uma vitória em seis jogos. Porém, havia vencido os últimos dois jogos de Copa do Nordeste e garantido vaga na fase seguinte.
Leonardo Abrantes – MaisPB