O Programa Opera Paraíba esteve nos últimos três dias em todas as regiões do estado realizando mais de 600 cirurgias eletivas. A iniciativa atende a proposta do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de interiorizar as ações de saúde, facilitando o acesso da população à realização de cirurgias programadas.
Da última sexta-feira (22) até este domingo (24), foram realizadas 604 cirurgias nas especialidades de cirurgias gerais, como hérnia e vesícula; ginecológicas, como os procedimentos de histerectomia; pediátricas, com as cirurgias de otorrino; oftalmológicas, como as cirurgias de catarata e pterígio; e ortopédicas.
Na 1ª Macrorregião de Saúde, o programa esteve presente em sete hospitais integrantes da rede estadual. No Hospital Geral de Mamanguape, foram realizadas 280 cirurgias de catarata e retirada de pterígio. As demais intervenções aconteceram nas cidades de João Pessoa, onde teve início a realização de cirurgias de endometriose na Maternidade Frei Damião; e nos municípios de Itabaiana, Solânea e Belém.
A 2ª Macrorregião de Saúde recebeu o Opera Paraíba em Campina Grande e em Queimadas. No Hospital de Clínicas, foram oferecidas cirurgias de otorrino e de ortopedia. A unidade também ofertou, durante o sábado (23), 150 consultas ambulatoriais para crianças na especialidade de otorrinolaringologia, passo que antecede a marcação da cirurgia. No Hospital Regional de Queimadas foram feitas cirurgias ginecológicas.
Na 3ª Macro, as cirurgias foram realizadas em seis hospitais gerenciados pelo Governo do Estado. Em Patos, os procedimentos aconteceram na Maternidade Peregrino Filho e no Hospital Regional de Patos deputado Janduhy Carneiro. Na cidade de Itaporanga, o Hospital Distrital ofereceu 94 cirurgias gerais; em Sousa, foram mais 42 cirurgias pediátricas de otorrino; Catolé do Rocha realizou cinco cirurgias, e Santa Luzia, 20 procedimentos.
O secretário de saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, enfatiza a presença do programa em todas as regiões do estado. “Através do Opera Paraíba, chegamos nas cidades mais distantes do interior, oferecendo uma saúde de qualidade e eficiente para todos os paraibanos. Hoje a saúde da Paraíba está em um outro patamar, sendo um dos estados do Brasil na lista do Ministério da Saúde, que pode zerar a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas,” destaca.
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretária de saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.