Poderão participar dos processos seletivos profissionais da educação básica, com nível superior em pedagogia ou licenciatura. Os profissionais selecionados irão atuar como multiplicadores do conhecimento, na execução, acompanhamento e avaliação da implementação dos programas de formação, durante o exercício de suas atividades funcionais, seja em âmbito municipal, estadual ou nas Regionais de Ensino.
A seleção será conduzida por uma Comissão Interna, composta pelos membros da secretaria, e será composta por duas fases: classificatória e eliminatória. Na primeira fase, serão avaliados o currículo dos candidatos e o plano de trabalho, somando um total de 60 pontos. Os candidatos que obtiverem a nota mínima de 30 pontos seguirão para a fase eliminatória, que consiste em uma entrevista, valendo 40 pontos. A pontuação final será de 100 pontos, e os candidatos aprovados integrarão o Banco de Recursos Humanos de Formador Bolsista Estadual e Regional.
A avaliação do currículo levará em consideração a titulação acadêmica e a experiência profissional, conforme os critérios estabelecidos nos editais. Já o plano de trabalho será avaliado com base na apresentação das experiências profissionais na área de educação e nas contribuições esperadas nos programas educacionais. Os critérios de desempate serão aplicados em caso de igualdade de pontos entre os candidatos habilitados, seguindo a ordem específica estabelecida nos editais.
O resultado final das seleções será divulgado no dia 30 de abril por meio do link see.pb.gov.br/regimedecolaboracao. O secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, convoca todos os profissionais interessados a participarem das seleções. “Reconheço a importância de cada um de vocês na construção de uma educação de qualidade. Os editais representam uma oportunidade única de contribuir ainda mais para o desenvolvimento educacional de nosso estado. Conto com o engajamento de cada um para fortalecermos o ensino no nosso estado e na nossa região. Não deixem de se inscrever e fazer parte”.
Sobre os programas – O Regime de Colaboração, articulado entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e os 223 municípios, visa planejar, monitorar e avaliar ações educacionais, enquanto o Programa Paraíba Primeira Infância busca garantir os direitos das crianças por meio de formações, acesso a serviços de qualidade e capacitação de famílias. O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba concentra-se na melhoria da alfabetização no estado, promovendo formação para professores e práticas pedagógicas eficazes, enquanto o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, focando em capacitação de profissionais e recursos pedagógicos inovadores.