A Maternidade Frei Damião, que integra a rede estadual de saúde em João Pessoa e é referência para pré-natal e partos de alto risco, está com uma programação especial para o Mês da Mulher, com ampliação na oferta de exames e consultas. A unidade dobrou o número de consultas de urologia e de histeroscopias cirúrgicas oferecidas para a população. O procedimento diagnostica e trata, de forma minimamente invasiva, alterações na cavidade uterina como pólipos.
De acordo com a diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, a estratégia serve para beneficiar as mulheres com serviços relevantes e atendimentos de saúde durante o mês que celebra o público feminino. “A função de um serviço de saúde é ofertar atendimentos e nada mais justo que a gente aproveite este mês para ampliar a oferta de consultas e exames que já estão disponíveis na nossa rotina. Acho que é uma celebração válida, como forma de cuidado e respeito com a mulher paraibana”, explicou, acrescentando que as vagas continuam abertas. “Pacientes do todo estado podem ser encaminhadas e realizar exames na Maternidade Frei Damião, basta o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), onde elas devem ter o primeiro atendimento”.
Na rotina, a unidade oferece 40 histeroscopias cirúrgicas mensalmente. Durante o mês de março, a maternidade oferece vagas para 80 procedimentos de histeroscopia cirúrgica e mais 40 videolaparoscopias, que são procedimentos realizados por vídeo para substituir cirurgias de grande porte. Também há vagas para 40 histeroscopias diagnósticas. Além disso, a unidade dobrou o número de consultas de urologia. A marcação das consultas e procedimentos é feita pela regulação e o acesso é por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A Maternidade Frei Damião realiza atendimentos ambulatoriais, com encaminhamento da atenção básica, e de urgência. Além dos atendimentos ginecológicos e partos, a unidade também executa cirurgias bariátricas para o público em geral e procedimentos para o público transexual que é acompanhado pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais. A unidade também é referência para prestar assistência para as mulheres privadas de liberdade do sistema prisional estadual, garantindo pré-natal, planejamento familiar, partos e cirurgias eletivas.