O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, inova na política de proteção ao paciente. Através do Núcleo de Segurança, foi implantado um Formulário de Notificação de incidentes, que proporciona maior agilidade na abertura de notificações de eventos adversos, que são aqueles que podem causar danos aos pacientes. A ferramenta, disponibilizada via QR Code, permite uma maior interação entre os colaboradores e o Núcleo, possibilitando um melhor acompanhamento do usuário.
De acordo com o diretor do Complexo Pediátrico, Daniel Gonçalves, a nova ferramenta é mais moderna e tem o intuito de substituir a ficha impressa já usada no hospital para esse tipo de notificação. Além de mais rápida, também é uma maneira sustentável, já que tudo é aberto de forma digital. “Essa ferramenta é um grande avanço para a segurança dos pacientes que chegam até o hospital, principalmente aqueles que estão internados. Com ela, é possível monitorar a assistência em saúde de forma mais ágil, garantindo a proteção necessária, além de facilitar o acesso para os colaboradores do complexo pediátrico, dando mais celeridade na troca de informações”, ressaltou.
A partir do QR Code, as equipes de assistência podem ter acesso ao link, que contém o formulário onde são especificadas as situações e critérios usados no padrão Notivisa, que é o sistema da Anvisa, onde o cidadão pode comunicar problemas relacionados à vigilância sanitária diretamente para a empresa responsável. O profissional deve alimentar a plataforma com todas as informações necessárias, o que pode ser feito de forma rápida e sigilosa. Assim, o Núcleo de Segurança terá um controle maior das ações e notificações, intensificando as melhorias para a segurança do paciente.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, André Guedes, o dispositivo aprimora não só as notificações, mas a rotina dos profissionais na unidade. “Estamos falando de um dispositivo inovador, pioneiro no hospital Arlinda Marques. Com os indicadores gerados a partir do formulário, poderemos aperfeiçoar nosso atendimento, fornecer capacitações e treinamentos, aprimorar nossos equipamentos e materiais. Isso chegará até o paciente como uma garantia de sua proteção. Nossos pacientes agora contarão com esse reforço tecnológico para ter uma permanência mais segura na unidade”, reiterou o coordenador.
A política de segurança do paciente é estabelecida pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente, que foi instituído no Brasil em 2013. O programa existe no CPAM desde 2017, onde são promovidas, diariamente, ações para reduzir os riscos e danos desnecessários aos pacientes. O Núcleo de Segurança funciona das 8h às 16h, porém, o acompanhamento é feito sem intervalos, até durante os finais de semana, monitorando setores hospitalares e ambulatoriais.