ParaíbaTEC Agricultura Familiar inicia atividades em 40 municípios paraibanos

ParaíbaTEC Agricultura Familiar inicia atividades em 40 municípios paraibanos

Quarenta municípios paraibanos deram início às aulas do ParaíbaTEC Agricultura Familiar. Estão sendo ministrados 44 cursos – ofertados por meio do Edital 017/2023 – para mais de 1500 alunos. A ação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

Os cursos têm por objetivo fortalecer a agricultura familiar na Paraíba, por meio de formação profissional qualificada dos agricultores familiares e dos Povos e Comunidades Tradicionais PCTs (indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos e pescadores artesanais). Além disso, buscam o desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem, cada vez mais, espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.

Entre as formações oferecidas, estão os cursos de Produtor Agropecuário, Apicultor, Preparador de Doces em Conserva, Organizador de Eventos, Agente Cultural, Agricultor Orgânico, Microempreendedor Individual, Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais, Operador de Computador, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, além de outras oportunidades.

ParaíbaTEC – Programa colaborativo com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o ParaíbaTEC visa ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino estadual, estabelecendo uma ponte entre as escolas públicas e a comunidade, o programa incentiva o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar, promovendo a elevação da escolaridade e aprimoramento da qualidade do ensino profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp