O Hospital Distrital de Taperoá, unidade da rede hospitalar estadual, está realizando mais um mutirão de catarata até esta quinta-feira (7). A iniciativa está beneficiando mais de 230 usuários de 20 municípios da região do Cariri paraibano e faz parte do programa Opera Paraíba, criado pelo Governo da Paraíba com o objetivo de acelerar e facilitar o acesso da população paraibana às cirurgias eletivas no estado.
A auxiliar de serviços gerais Damiana Rangel, de 58 anos, da cidade de São Mamede, já não conseguia mais ler direito, nem ajudar o filho nas tarefas escolares por conta da catarata. Nesta quarta-feira (6) ela foi uma das contempladas com uma cirurgia pelo programa Opera Paraíba para tratar o problema. Agora, a auxiliar de serviços gerais espera retomar sua rotina.
“Eu gosto de ler, gosto de fazer cursos, ensino as tarefas do meu filho, e nada disso eu vinha podendo fazer. Com essa cirurgia minha esperança é conseguir fazer tudo isso novamente,”conta.
Segundo o diretor administrativo da unidade, Jurandir Júnior, este já é o quarto mutirão de cirurgias oftalmológicas de 2023 no hospital. “Através do Opera Paraíba temos devolvido dignidade e independência aos pacientes que chegam aqui quase sem enxergar. Só este ano de 2023 já realizamos mais de mil cirurgias de catarata”, comemora.
Para participar do programa, é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.