Terminou nesse domingo (26), no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, unidade da rede hospitalar estadual, mais um mutirão de otorrinolaringologia pediátrico do Programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado para facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas. Foram 50 cirurgias realizadas entre o sábado (25) e o domingo (26). Os procedimentos foram destinados ao tratamento de problemas de amígdala e adenoide.
O diretor técnico do hospital, Anderson Bidô, destaca a importância do serviço para o bem-estar das crianças contempladas. “As cirurgias de amigdalectomia e adenoide são essenciais para acabar as constantes crises que esses meninos e meninas sofrem, interferindo no dia a dia e bem-estar deles. E esse mutirão veio para ser a solução que os pais e mães tanto aguardavam para verem seus filhos se desenvolver com mais saúde,” pontua.
O paciente Luan Cassiano, de 9 anos, de São Vicente do Seridó, tinha crises de garganta constantes, e para a mãe do garoto, Claudiana Maria, a cirurgia é a solução para que ele tenha uma vida normal. “Ultimamente as crises de Luan estavam tão frequentes que ele passava uma semana tomando medicamento, aí com quinze dias já tinha que voltar para o médico porque já tava com crise novamente. Eu espero que agora ele fique bem, possa tomar o sorvete dele, que ele não podia, não podia levar poeira, não podia nada, porque tudo que ele fazia, ele adoecia, e agora eu espero que ele possa ser uma criança normal, brincar, tomar sorvete, geladinho, tudo o que ele quiser,” comenta.
No último mês de outubro, o Hospital de Clínicas promoveu outro mutirão de cirurgias de otorrino voltado para o público infantil, no qual foram contempladas 40 crianças. O HC já realiza diariamente procedimentos por meio do Opera Paraíba, nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, urológica, oftalmológica, otorrinolaringologia, cirurgias de proctologia, vascular, ortopédicas, mastectomias, bariátricas e odontológicas para pessoas com necessidades especiais, e pequenas cirurgias.