O setor de inspeção da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), a partir de agora, contará com serviço especializado de 31 profissionais do sistema socioeducativo que, durante a última semana, receberam treinamento para busca pessoal e equipamentos de revista junto à Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).
O curso de formação é fruto da parceria entre a Fundac e a Espep, e seu principal objetivo é capacitar e treinar profissionais para busca pessoal e operacionalização de equipamentos de revista (bodyscan e bagscan), utilizados nos setores de inspeção das unidades socioeducativas do Estado, localizadas em João Pessoa e Lagoa Seca.
De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, “adquirir equipamentos de ponta que facilitem o trabalho de segurança nas unidades socioeducativas do Estado é extremamente importante, porém, capacitar periodicamente os servidores para que o trabalho aconteça da melhor forma e manter o sistema de controle em pleno funcionamento, é fundamental”.
Durante o curso de formação, os servidores tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre: Rotina e procedimentos de segurança no setor de inspeção; Acolhida humanizada e construção de vínculos; Aspectos legais da busca pessoal e veicular; Procedimentos padrão de revista e equipamentos de inspeção corporal e material de segurança em unidade socioeducativa (teórico e prático); e Procedimento padrão de registros de ocorrências e estudo de caso.
O curso é mais uma ação do eixo Suporte Institucional e Pedagógico da Fundac (Diretoria Técnica) e foi ministrado pelos instrutores: Hérica Montenegro (Grupo de Ações Rápidas), Wagner Lins (GAR), Taiza Gomes (coordenadora do eixo de Abordagem Familiar e Comunitária), coronel Marcos Barros (coordenador de Segurança da Fundac), e do policial penal Roberto Daniel.