A Secretaria de Estado da Saúde participou, nesta sexta-feria (17) pela manhã, do “Comando de Saúde Preventivo 2023”, uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada conjuntamente com a SES e Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra. O evento aconteceu na Unidade Operacional da PRF em Alhandra/PB (BR-101, Km 107), das 8h às 12h, quando foram disponibilizados diversos serviços de saúde aos caminhoneiros.
A ação visa promover a saúde dos cidadãos que trabalham com transporte de carga, para uma melhor qualidade de vida e uma maior atenção para a saúde dessa população. Para isso, foram disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial; glicemia; exame de vista; avaliação antropométrica (peso, altura, IMC); imunização com as vacinas do calendário adulto (tríplice viral, tétano, hepatite B, influenza e bivalente), testagem rápida para IST/AIDS; orientação nutricional; consulta médica e odontológica; escuta especializada com psicólogo; ventosaterapia, massagem e orientação sobre educação para o trânsito; acidentes de trabalho; hanseníase e tuberculose, assim como informações sobre as doenças causadas por vetores entomológicos (dengue, malária, febre amarela etc.).
Além disso, foi feita uma sensibilização por parte do Programa Vida no Trânsito, no ônibus da PRF. De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, o Programa é uma parceria da SES com os órgãos de trânsito, para sensibilizar os motoristas quanto à prevenção de acidentes.
“Mencionamos os dados de acidentes de trânsito que chegam aos hospitais de trauma do estado (João Pessoa e Campina Grande) e como o foco foi caminhoneiro, destacamos também o excesso de jornada de trabalho; cansaço; ingestão de substâncias químicas para permanecer acordado, mostrando que o mais importante é preservar a vida e que uma imprudência no trânsito pode ocasionar um acidente grave que pode até perder a qualidade de vida, isso quando não vem a óbito. Qualquer um está sujeito a se envolver num acidente no trânsito, mas quando se adota as condutas corretas e cada um faz o seu papel, todos saem ganhando”, disse.
Segundo o chefe de operações da PRF-PB, Carlos Wendell, o evento está ocorrendo em todos os estados do país, sendo cada um em datas diferentes. “Este é um momento de cuidar da saúde de quem transporta as nossas riquezas constantemente e não tem tempo de ir a um serviço de saúde”, falou.
Renê Mendes tem 37 anos de idade e é caminhoneiro há 15 anos. A pressão dele estava alta: 19 x 11. Passou pelo médico que prescreveu um remédio e recomendou que sempre verificasse a pressão. “Foi muito bom o atendimento aqui. É uma coisa que nos dá segurança e nos previne. Em 15 anos de estrada, indo parar até no Chile, esta foi a primeira vez que participei”, confessou.
O superintendente da PRF, Pedro Ivo, finalizou o evento, ressaltando a importância do Comando de Saúde para os caminhoneiros, agradecendo a parceria com a SES e a Secretaria de Saúde de Alhandra e que a instituição está à disposição para realizar outras ações de saúde.
Esta foi a primeira ação desta natureza, em parceria com a PRF e Secretarias Municipais, depois da pandemia. O último evento semelhante foi realizado em 2019, antes da pandemia do Covid-19.