João Azevêdo participa de solenidade no TJPB para implantação de serviços de cooperação técnica na área da Saúde

João Azevêdo participa de solenidade no TJPB para implantação de serviços de cooperação técnica na área da Saúde

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (19), no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em João Pessoa, da solenidade de implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde (Cejusc Saúde) e do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (Natjus-PB), que têm o objetivo de facilitar o acesso da população ao fornecimento de medicamentos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do esforço conjunto entre os Poderes para garantir uma solução ágil para as demandas dos cidadãos. “Esse momento é de uma grande relevância porque estamos agindo de forma coletiva para darmos um resultado que chegue mais próximo do cidadão. Essa é uma ação que dará uma resposta mais rápida à sociedade e segurança aos magistrados na tomada de decisão e estamos trabalhando para qualificar ainda mais o serviço de saúde do estado, que tem grandes avanços com a interiorização da média e alta complexidade e programas como o Coração Paraibano”, frisou.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito, fez uma avaliação positiva dos novos serviços implantados pelo Tribunal. “O Natjus é uma ferramenta importante porque dará um suporte técnico aos juízes nas demandas processuais relacionadas à saúde por meio de profissionais competentes e experientes. Já o Cejusc receberá demandas para conciliação e eu agradeço à equipe médica que nos auxilia nesse trabalho para o povo do nosso estado”, comentou.

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Richard Pae Kim, parabenizou o Judiciário da Paraíba pela implantação do Cejusc e Natjus. “Esse é um grande passo que o Tribunal de Justiça dá para o atendimento adequado às demandas de saúde do estado, qualificando as decisões judiciais de acordo com a ciência e evidências médicas, possibilitando também as conciliações, por meio do Cejusc”, falou.

Cejusc – Os atendimentos no Núcleo serão realizados de forma virtual, podendo as partes interessadas, advogados, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público buscarem atendimento através da ferramenta do Balcão Virtual, pelo telefone (83) 99144-2153, que também é WhatsApp ou pelo e-mail nujus-spe@tjpb.jus.br.

Natjus – composto por profissionais de Saúde, que ficarão responsáveis pela emissão de pareceres e informações técnicas que serão inseridos no sistema e-NatJus do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dará aos magistrados os fundamentos científicos para que possam decidir sobre a concessão de medicamentos ou tratamento médico a quem aciona a Justiça.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, estiveram a coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do CNJ na Paraíba, Silmary Vita; o coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Ricardo Porto; o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade; a defensora Pública-geral do estado, Madalena Abrantes; e o procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, José Guilherme Ferraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp