O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), realizou nesta terça-feira (10), no Centro de Formação de Professores de João Pessoa, o Seminário de Educação Profissional – Atualização da Oferta 2024. O encontro teve o objetivo de dialogar, decidir a validação dos cursos técnicos oferecidos nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A programação contou com palestras e oficinas relacionadas ao tema.
O Seminário foi organizado para os representantes das 14 Gerências Regionais de Ensino (GREs), gestores, professores, coordenadores pedagógicos e estudantes. Cada Gerência reunirá os gestores das escolas de cada região para debater metodologicamente o que foi discutido no Seminário, e em seguida cada gestor fará na sua escola, juntamente com os professores. Após esse processo, a SEE terá a devolutiva de todas as análises realizadas nas GREs e fará uma validação final, e confirmará quais os cursos serão ofertados em 2024.
O secretário da Educação da Paraíba, Roberto Sousa, frisou que o Seminário foi para decidir de forma mais qualificada as mudanças realizadas na Oferta em 2024. “Esse é o propósito principal, rever, repensar, a oferta de educação profissional e tecnológica da Rede Estadual da Paraíba, qualificando e diversificando os cursos para que possamos vincular melhor aos arranjos produtivos locais, ao que demanda o mercado de trabalho e de profissionais qualificados”, detalhou.
Uma das palestras ministradas no evento foi a do secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, que falou sobre as atividades que demandam emprego na Paraíba, como a agroindústria, agricultura familiar, turismo, línguas estrangeiras e o polo industrial têxtil. O secretário afirmou que é necessário analisar os postos de trabalho a longo prazo, observando os desafios e as tendências, que engloba mudanças com o padrão da globalização, mudanças demográficas, digitalização da economia, mudanças climáticas e as pandemias.
“Foi um momento importante de debate com os professores e estudantes sobre quais cursos técnicos devemos ofertar para o alunado, pensando nas demandas do mercado de trabalho. Também explanei os trabalhos do Governo do Estado no sentido de desenvolvimento social e econômico e as demandas de mão de obra que serão oferecidas e devem ser preenchidas ao longo prazo”, comentou.
O segundo palestrante foi o professor aposentado e consultor da Fundação Itaú Educação e Trabalho, Francisco Fechine Borges. Ele falou sobre o tema ‘A educação profissional e tecnológica em um cenário de mudanças: desafios e propostas’. O papel da educação profissional e o ensino e aprendizagem.
“Quando os estudantes conseguem identificar na sua comunidade ou na escola problemas reais, então eles aprendem mais trabalhando em projetos para a resolução. Isso é um dos pilares do ensino e aprendizagem”, afirmou.
A secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, detalhou que o Seminário de Educação Profissional será um evento anual da Secretaria de Educação. “Após um ciclo de oito anos precisamos fazer algumas mudanças, convalidar a permanência de algumas ofertas, pois a oferta da educação profissional precisa está articulada com os cenários locais e com as demandas do estado com o desenvolvimento sustentável. A educação é o meio pelo qual os jovens têm uma formação que vai responder às demandas sociais e aos interesses dos nossos jovens”.