O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Educação da Paraíba (SEE-PB) em cooperação com o Porto de Cabedelo, deu início nesta quarta-feira (27) às aulas dos cursos profissionalizantes do programa estadual ‘Porto que Educa’. Os cursos oferecidos são Assistente Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Espanhol Básico e as aulas estão acontecendo na sede do projeto, localizada na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 98, no Centro de Cabedelo.
O ‘Porto que Educa’ é uma ação do Governo da Paraíba no Porto de Cabedelo que integra o programa ‘Porto Cidade’, com foco no desenvolvimento em várias áreas, como saúde, cultura e sustentabilidade. Além do ‘Porto que Educa’, o programa engloba iniciativas como o ‘Porto que Cuida’, que disponibiliza consultas médicas e exames, e o ‘Porto que Toca’, que oferece aulas de instrumentos musicais e outras atividades para a comunidade.
No total, mais de 100 vagas foram disponibilizadas para os cursos do ‘Porto que Educa’. Dessas, aproximadamente 60 iniciaram e 40 estão na fase de preparação para o início das aulas. As formações têm como objetivo atender às demandas do setor portuário, comércio, turismo e pesca, capacitando trabalhadores e moradores de Cabedelo e da Região Metropolitana de João Pessoa.
O secretário de Educação da Paraíba, Roberto Sousa, enfatiza o impacto do projeto em colaboração com o Porto de Cabedelo para o desenvolvimento de ações sociais. Ele afirma que a oferta destes cursos reflete o compromisso do governo em proporcionar oportunidades de qualificação técnica e profissional. O público-alvo dos cursos são tanto jovens em busca de formação profissional quanto a comunidade em geral, que deseja expandir seus conhecimentos.
Uma das inscritas, Emilly Sandy, de 24 anos, moradora de Cabedelo, iniciou hoje as aulas e vê no curso de Assistente Administrativo uma chance real de melhoria profissional. Emilly, que está desempregada, espera que a formação possa ajudá-la. “Eu acredito que esse curso vai me ajudar a conseguir uma vaga no mercado e uma renda melhor para eu poder viver bem com a minha família”, conta.
Os cursos oferecidos pelo ‘Porto que Educa’ combinam teoria e prática, e utilizam uma variedade de recursos didáticos modernos. Os estudantes também terão a orientação de profissionais especializados. A organização e realização dos cursos é uma colaboração com o ParaíbaTEC, programa do Governo da Paraíba, por meio da SEE-PB, focado na expansão da educação profissional e tecnológica em todo o estado.
O processo seletivo para as matrículas do Porto que Educa ocorreu conforme estabelecido em edital. Todos os editais relacionados ao programa foram lançados, abrangendo desde a contratação de professores até o procedimento de matrícula. O programa seguiu as etapas de formação dos docentes e inscrição dos alunos, culminando no início das aulas nesta quarta-feira.
“A qualificação profissional é fundamental para conseguir se destacar no mercado de trabalho, que está cada vez mais concorrido. O Porto de Cabedelo, na pessoa do diretor-presidente Ricardo Barbosa, por meio do Programa Porto Cidade e ‘Porto que Educa’, em parceria com o ParaíbaTEC, traz essa oportunidade para os jovens e adultos de Cabedelo, de forma muito mais assertiva, para que se qualifiquem e saiam na frente em busca de uma colocação profissional”, explica Jessica Guimarães, coordenadora administrativa do Porto Cidade.