OGoverno da Paraíba, por meio da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) realizam, desta segunda-feira (25) até quarta-feira (27), missão para discutir os encaminhamentos do projeto de mobilidade urbana da Capital. O Estado está apoiando o município de João Pessoa na implementação de seu plano municipal de mobilidade urbana, cofinanciando o desenvolvimento de uma rede de transporte público estruturante, com a implantação do Bus Rapid Service (BRS), serviço de ônibus rápido e a construção de polos de intercâmbios multimodais.
A reunião está sendo presidida pela secretária executiva de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo, que também coordena o projeto. A missão da AFD é liderada por Natalia Cardenas, gerente da equipe de projetos de transporte da divisão MOB, e conta com a participação do secretário executivo de Planejamento do Município de João Pessoa, Ayrton Falcão, dos demais representantes da AFD e de técnicos de órgãos da administração Estadual e Municipal de João Pessoa.
A programação da missão discute os principais pontos do mandato de negociação, o progresso do estudo de viabilidade, impactos ambientais, perímetro do projeto em relação às áreas protegidas, questões de gênero; visita de campo aos corredores e terminais; reuniões com operadores de redes metropolitanas e municipais, entre outras atividades.
Virgiane Melo deu boas vindas às equipes e informou que o projeto já foi aprovado no comitê de crédito do Banco. “A partir de agora, o Estado aguarda o convite da AFD para efetuar a negociação entre a Agência, o Governo do Estado e o Governo Federal, para a assinatura do empréstimo”, revelou a secretária, acrescentando que o objetivo é avançar ainda mais com as ações.
A gerente da equipe de projetos de transporte da AFD, Natália Cardenas explicou que a missão visa dar seguimento aos pontos importantes da estruturação de crédito ao Estado da Paraíba, para o projeto de reestruturação do transporte público da cidade de João Pessoa. Segundo ela, após as discussões dos impactos ambientais e sociais do projeto, bem como as responsabilidades durante a operação, o projeto será apresentado no dia 22 de novembro ao Comitê de Administração, para negociar o convênio de crédito e firmar a operação de empréstimo para execução do projeto, prevista para o início de 2024. “Trata-se de uma ação muito importante que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo um serviço de transporte mais sustentável e de qualidade”, afirmou Natália.
O projeto será executado pelo Governo do Estado, com um investimento total de R$ 220 milhões, sendo R$ 175 milhões financiados pela AFD e R$ 44 milhões de contrapartida financeira do Estado. As obras serão executadas pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do Estado (Seirh), com os projetos elaborados pela Prefeitura da Capital, que estão sendo revisados e adequados pela AFD.
O Projeto – O projeto que será executado pelo Governo do Estado conta com dois corredores de ônibus e três terminais de integração:
O Corredor Cruz das Armas, com extensão de 15,3km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.
O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.
E ainda o Terminal Metropolitano, responsável por integrar diversas linhas de ônibus, atualmente. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.
O Terminal Cruz das Armas será um equipamento completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, e devido à elevada demanda dos bairros atendidos na região, tem-se a expectativa de trazer benefícios significativos com relação à qualidade de vida da população do entorno, que atinge cerca de 285 mil pessoas.
O Terminal Pedro II também será completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, com relevante integração de modais privados para o transporte público, pois se aproxima da zona sul do município, onde a demanda por mobilidade é elevada. A população atendida é de aproximadamente 182 mil pessoas.