Cinco hospitais da rede estadual de saúde atingem alta conformidade em segurança do paciente na avaliação da Anvisa

Cinco hospitais da rede estadual de saúde atingem alta conformidade em segurança do paciente na avaliação da Anvisa

Cinco hospitais integrantes da rede de saúde do Governo da Paraíba atingiram a alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em serviços de saúde e de diálise realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) promoveu a certificação, nessa terça-feira (19).

O evento para entrega da certificação foi realizado no Auditório da Agevisa, em João Pessoa, e fez parte das comemorações pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, e pelo aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 33 anos na terça-feira (19).

Ao todo, foram 14 unidades certificadas, entre as quais cinco da rede estadual: o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, o Complexo Hospitalar Pediátrico Arlinda Marques e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.

Também receberam certificação na Paraíba o Hospital Memorial São Francisco, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a Clínica Santa Clara, o Hospital Municipal Santa Isabel, o Hospital Napoleão Laureano, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, o Instituto Cândida Vargas, o Hospital Nossa Senhora das Neves e o Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho.

Os participantes foram recepcionados pelo diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira; pela coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa (NSP/Agevisa), enfermeira Polianna Andrade; pela diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica da Agevisa, Vívian de Oliveira Lopes, e o inspetor sanitário Sérgio Freitas.

Avaliação nacional – Desde 2016, a Anvisa promove, anualmente, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva. Esse trabalho é realizado em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias (NSP VISA) de todo o País,

A iniciativa tem base no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, publicado pela Anvisa no ano de 2015, que dá ênfase à gestão de riscos, ao aprimoramento da qualidade e à aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

A avaliação e monitoramento das práticas de segurança do paciente consideram o atendimento a 21 indicadores de estrutura e processo que incluem mais de 45 itens que precisam ser comprovados e anexados. Por meio desse processo, que é realizado pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), formado pela Anvisa e pelas Vigilâncias Sanitárias dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, analisa-se a conformidade dos serviços de saúde com UTI aos indicadores de estrutura e processo (práticas de segurança do paciente) enviados pelos hospitais participantes.

De acordo com a observância às práticas de segurança do paciente, os serviços com leitos de UTI são classificados em três grupos: Conformidade alta (67% – 100% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo); Conformidade média (34% – 66%), e Conformidade baixa (0% -33%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp